top of page

Sustentabilidade na moda: Como ser uma empresa mais sustentável?

Com o início da pandemia do COVID-19, em 2020, diversas tendências de comportamentos e de consumo foram aceleradas, e se tornaram ainda importantes e iminentes para consumidores, que adquiriram novos hábitos no dia a dia.


Entretanto, o tema sustentabilidade não é um tema novo, termos como Environmental, Social and Governance (ESG - ou Ambiental, Social e Governança) ; Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE); Pegada Ecológica (footprint); Sustainable Development Goals ( ODS- ou Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e outros, vêm sendo discutido há anos e cada vez mais novas práticas vêm sendo adotadas por diferentes empresas, principalmente entre as marcas de moda.


A sustentabilidade não é um tema importante só para as empresas, mas também para os consumidores, uma vez que estão cada vez mais questionando sobre a origem dos produtos que compram, ou se há necessidade de comprar uma nova peça de roupa.


Devido a isso, a cadeia de moda precisa gradualmente se adequar a este novo comportamento, e o slow fashion, economia circular, aluguel de roupas, e uma cadeia socialmente responsável aparecerão não apenas como opções de nicho, mas sim como soluções inevitáveis para uma grande parcela dos negócios de moda.


Atualmente há diversas estratégias de produção e design sustentável no mercado da moda como: roupas multifuncionais e modulares; economia circular; Localismo; Uso de matérias-primas mais amigas do meio ambiente; Recycling & Upcycling, produção sob demanda e outros.


Confira aqui algumas dicas de estratégias para a sua empresa se tornar cada vez mais sustentável.


Materiais

Potencialmente, uma das mais difíceis de implementar é reavaliar onde seus produtos são adquiridos, de quais materiais são feitos e como são feitos. Uma pesquisa da Nosto diz que 73% dos entrevistados consideram o uso de materiais renováveis e recicláveis como uma área importante para as empresas de moda se concentrarem.


Relatórios de sustentabilidade

É importante e interessante investir na elaboração desses documentos, que além de informarem potenciais investidores sobre as ações da empresa também são ferramentas de transparência com o público. Os relatórios de impacto são documentos importantes para a própria empresa traçar metas e acompanhar sua evolução.


Embalagens

Uma das medidas mais rápidas e visíveis aos olhos dos consumidores, é a troca por embalagens mais sustentáveis.

Dica: Reduza o uso do plástico o máximo que puder.


Apoiar causas ambientais

As marcas precisam fazer parte da causa sustentável de uma forma mais ampla, entrando em debates e conversas para encontrar soluções inovadoras que vão impactar menos no meio ambiente.


Proporcione qualidade de vida para os seus colaboradores

A forma como uma empresa trata os seus colaboradores também é muito importante para se enquadrar nesse conceito. Dar salários justos e horas extras remuneradas, benefícios e um ambiente de trabalho agradável e seguro são algumas das formas de se enquadrar na moda ética e sustentável.


Espaço físico

A estrutura física da sua empresa, como escritórios, lojas e CT's também devem ser avaliadas. Se questione quanto aos recursos que você utiliza, como água e energia, e veja quais melhorias pode implementar para minimizar os impactos no meio ambiente.


Este conteúdo traz partes de diferentes conteúdos que publicamos na Use Fashion. Quer ter acesso aos conteúdos completos? Na plataforma exclusiva para assinantes Use Fashion, você tem acesso a outras tendências e confirmações da temporada.

Você ainda não é assinante da Use Fashion? Clique aqui agende já a sua demonstração gratuita hoje e veja como a Use Fashion vai te ajudar trazendo as informações certas sobre negócios, inspiração, produto e venda, além de ter acesso ao conteúdo completo e ver as outras tendências da temporada apontadas para o mercado brasileiro.

 

Você é assinante da Use Fashion, leia o material completo aqui

 

bottom of page