top of page

Torne a sua produção de jeans mais sustentável

Atualizado: 23 de ago. de 2021

A indústria têxtil é uma das que mais impacta o meio ambiente e, por isso, a sustentabilidade vem se tornando tema recorrente na indústria da moda. A fabricação de uma calça jeans chega a consumir até 11 mil litros de água e portanto, a sua produção vem sendo repensada.


Saiba quais são as principais técnicas que as empresas estão adotando para diminuir o impacto ambiental do jeans!

Jaqueta jeans e planta


Diminua o gasto de água na sua produção


Como apontamos anteriormente, o gasto de água é um dos maiores problemas na produção do jeans, e vemos que empresas brasileiras e interacionais já estão procurando alternativas para diminuir esse gasto.


A empresa Damyller, por exemplo, reutiliza 90% da água em sua confecção por meio de um sistema de tratamento de suas fábricas. Ainda em 2010, a marca passou a utilizar uma máquina de ozônio que reduziu em 3,3 milhões de litros d’água o seu gasto mensal no tratamento do jeans. Já a G-star, além de usar tingimento a lazer, tem um programa de redução de água e produtos químicos, que diminui em 95% o consumo de recursos naturais.


Conheças novas tecnologias


Além disso, precisamos considerar a adoção de outros processos que reduzem o impacto na produção. Conheça alguns deles a seguir:

  1. Jeans de algodão orgânico: A marca Stella McCartney foi a pioneira nesse quesito e agora outras marcas seguem esse processo;

  2. Tingimento a lazer e aplicação de ozônio: A empresa Jeanologia investe em tecnologia eficiente para criar novos processos sustentáveis como o lazer e ozônio, a fim de zerar o uso da água na produção do jeans;

  3. Tingimento natural: Algumas fábricas têxteis na Índia, Turquia e Paquistão já estão utilizando essa técnica. O processo original de tingimento de spray índigo foi aprimorado e agora a técnica remove o “sal”, evitando o uso de agentes redutores químicos agressivos e acelerando a capacidade de produção de jeans tingido por pulverização;

  4. Reciclagem: A Tommy Hilfiger lançou modelos de jeans para sua última coleção, cuja etiquetas são feitas com papel reciclado e as linhas de costuras são produzidas a partir de garrafas plásticas 100% recicladas.

Upcycling


O upcycling é uma técnica utilizada para criar produtos novos a partir da reutilização de peças usadas. Reaproveitar jeans antigos para produzir novas peças são uma ótima maneira de diminuir o impacto ambiental e divulgar o lado sustentável da sua empresa. Para isso, crie coleções cápsulas com peças de maior valor e menos impacto. Outra dica é aproveitar essa estratégia para fazer ações promocionais.


Adote práticas sustentáveis dentro da sua empresa


Pensar não só na produção, mas nos hábitos da sua empresa é uma maneira mais acessível de diminuir esse impacto.


Substituir os copos de plásticos e utilizar papéis de rascunho são alternativas simples que ajudam a minimizar o impacto ambiental. Já, instalar torneiras corta água e lâmpadas de led são ações de maior impacto. Ainda, criar um gerenciamento de resíduos eficiente e procurar fornecedores que pratiquem a sustentabilidade em suas atividades ajuda a transformar a cadeia de produção por completo e incentivar a prática sustentável.

Modelo vestida de verde posando

Confira ainda, o nosso último post sobre As vantagens de negócios que apostam em moda sustentável!


Imagens: Reprodução

bottom of page