Marketing de Influência | Qual o papel do influenciador digital

Atualizado: 11 de nov. de 2021

Confira algumas estratégias importantes na hora de escolher o parceiro ideal para a sua marca de moda.


O marketing de influenciadores sempre foi muito importante para as marcas de moda. Assim como o nome diz, é criar conteúdos que influenciam, promovam mudanças ou tragam uma nova visão para o comportamento de seus seguidores.


Por conta da pandemia do COVID-19, as marcas têm buscado novos tipos de estratégias, como essa, por exemplo, para aumentar a sua presença online e o engajamento com os consumidores.


No entanto, com o excesso de postagens e anúncios, os consumidores estão ficando cada vez mais céticos com os posts patrocinados e muitas vezes, visualmente cansados de tanta propaganda, ou até mesmo receosos.


É nesse contexto que os micro influenciadores entram como uma estratégia inteligente para gerar buzz e reconhecimento de marca. Como não possuem um leque grande de parcerias, fazer parcerias com esses influenciadores pode ser essencial para as marcas menores se destacarem.


marketing de influencia na moda
Hipersuper

Confira a seguir, algumas estratégias importantes para escolher parceiros do seu negócio.


Lembre do papel do influenciador


As parcerias com influenciadores são uma ótima forma de impulsionar seu negócio, mas não esqueça que eles não são vendedores! O papel de um influenciador é promover a marca, servindo como uma vitrine para atingir um alcance melhor do seu produto.


Por isso, utilize essa ferramenta como uma estratégia de negócio e não coloque toda a responsabilidade pelo retorno de vendas nela;


Aonde você quer estar presente?


Instagram, Facebook, Blogs, TikTok, Youtube. As opções são inúmeras, e por isso é importante relacionar o tipo de mídia com o qual o seu influenciador trabalha x a que você quer explorar. Fatores como a idade do seu público -alvo, o tipo de produto trabalhado (clássico, casual, fashionista) e a presença que você já possui nas redes sociais têm peso na hora dessa decisão;


Veja aqui como criar um Instagram para uma marca de moda do zero


Procure influenciadores que combinem com a sua marca!


Atenção na hora de procurar e selecionar o influenciador que você pretende trabalhar. Como falado anteriormente, ele será a cara da sua marca para muitos consumidores em potencial, e é importante que seus discursos estejam alinhados. Além disso, os valores da pessoa contratada como influencer serão imediatamente associados com a sua marca, por isso é importante analisar bem o porquê da sua escolha. Algumas perguntas importantes a se fazer são:

  • Em qual nicho esse influenciador está inserido?

  • Essa pessoa realmente desperta o interesse da audiência?

  • Esse influencer atende o meu público?

  • Qual o número de seguidores e como é a presença dele em diferentes mídias?

  • Após analisar imagens e vídeos postados, essa pessoa corresponde a sua expectativa de venda?

  • Com quais marcas o influencer já trabalha/ trabalhou? Esse é um tópico que merece atenção para não começar uma parceria com alguém já patrocinado por um concorrente.


Não esqueça de monitorar


Para determinar o ROI, da sua campanha é muito importante ter objetivos de marketing bem traçados. Se a sua estratégia é aumentar as vendas, certifique-se de criar um cupom para trackear melhor de onde vieram as vendas, medindo assim o sucesso da sua parceria. Ir além dos números também é crucial, já que esses micro influenciadores não são só vendedores, mas também excelentes parceiros na construção do branding do seu negócio.


Quer ter acesso ao conteúdo completo e ver outras estratégias de negócio como esta? Você pode fazer uma demonstração grátis a qualquer momento.


Se você ainda não é assinante, clique aqui e agende já a sua demonstração gratuita hoje e veja como a Use Fashion pode te ajudar trazendo as informações certas sobre negócios, inspiração, produto e venda, além de ter acesso ao conteúdo completo deste post e ver outras estratégias de negócio como esta.

 

Você é assinante da Use Fashion, leia o material completo aqui.