O design e criatividade são palavras-chave para a economia criativa, mas o que é economia criativa? E como ela pode ser aplicada no mundo da moda?
A economia criativa é uma forma inovadora de atuar no mercado de trabalho visando alcançar o crescimento econômico por meio da relação entre cultura, sustentabilidade, capital intelectual e, principalmente, criatividade.
O que é economia criativa?
Desenvolvido pelo inglês John Howkins, o termo ‘economia criativa’ é utilizado para caracterizar as atividades que envolvem o processo de criação e produção de produtos e serviços que usam como base a cultura e a intelectualidade para explorar os valores econômicos, ou seja, o pilar desse modelo de economia é utilizar a criatividade para gerar lucros, como acontece nos ramos de moda, arquitetura, design, artes, entre outros.
Entretanto, é indispensável encarar o trabalho como um modo de negócio diferente ao das empresas tradicionais. Nesse caso, o importante é a qualidade, a originalidade e o valor do que está sendo produzido — e não a quantidade, por isso a inspiração criativa é fundamental para trabalhar a autenticidade da sua marca ao seu produto.
Impactos na economia nacional e vantagens para os empreendedores
De acordo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a economia criativa já movimenta 2,6% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e a perspectiva é que o ramo cresça, chegando aos 4,6% até 2021.
Além da tendência de crescimento ser um ponto forte desse modelo, outra grande vantagem é a característica estratégica da criatividade, um fator indispensável em períodos de instabilidade econômica, que permite que empresas inovem processos e voltem a crescer financeiramente.
Como explorar a economia criativa no mundo da moda
Agora que já conhece o conceito e a importância da economia criativa, é hora de trabalhar com essas informações e tirar suas ideias do papel. Por isso, veja só algumas dicas de como aplicar a técnica em seu negócio:
Compreenda o poder da moda: o universo fashion é uma expressão cultural, por isso, trabalhe para apresentar soluções que impactam positivamente a vida de seus consumidores;
Faça Pesquisas: a pesquisa é um passo essencial para qualquer etapa, aqui você consegue descobrir o que seus clientes precisam para oferecer o que eles realmente buscam;
Busque formas de se inspirar, aqui a inspiração é fundamental.
Marque a sua presença no mundo digital: a internet é uma grande vitrine digital, portanto é uma ótima oportunidade para exibir o seu trabalho para as pessoas. Aqui busque trabalhar a sua marca, criar conteúdos relevantes e outros.
Fique de olho no mercado: É sempre importante estar atendo aos movimentos que está acontecendo no mercado e no segmento da moda, assim você sempre estará atualizado.
Quer ter acesso ao conteúdo completo e ver outras estratégias de negócio como esta? Você pode fazer uma demonstração grátis a qualquer momento.
Você ainda não é assinante, clique aqui agende já a sua demonstração gratuita hoje e veja como a Use Fashion pode te ajudar trazendo as informações certas sobre negócios, inspiração, produto e venda, além de ter acesso ao conteúdo completo desse post e ver outras estratégias de negócio como esta.
Comments