top of page

A importância do círculo cromático na hora de criar uma coleção

Saiba o que é um circulo cromático e veja qual a sua importância para o desenvolvimento de uma coleção de moda.


As cores causam fortes impactos na moda, uma vez que as cores está atrelado às nossas vidas desde sempre, e por isso temos capacidades cognitivas e psicológicas que estão diretamente ligadas a elas. Veja como as cores impactam na moda.


Dado a isso, é um dos fatores principais que deve ser pensando na hora de criar uma coleção de moda, veja mais aqui.


A combinação de cores na moda é essencial para trazer informações coerentes e dar a ideia de unidade para uma coleção. O que muitos não sabem é que existe uma maneira de garantir que os tons estejam em sincronia entre si. A ferramenta utilizada para isso é conhecida como círculo cromático. 


Afinal, o que é o círculo cromático e qual sua importância?


O círculo cromático é uma ferramenta que serve para nos ajudar a entender sobre combinação de diferentes cores e suas propriedades. Na prática, ele ajuda a desenvolver uma paleta certeira para suas criações.


É interessante pensar que podemos sair do lugar-comum, mas ainda sim escolhendo tons que, juntos, tornam-se harmônicos aos nossos olhos.


Muitas vezes, as pessoas acreditam que decidir as cores utilizadas em uma coleção é resultado do bom gosto do estilista. Porém, engana-se quem pensa desta forma, pois é para isso que o círculo cromático existe. Aprenda como utilizá-lo abaixo!


Como usar o círculo cromático?


O círculo cromático é sempre representado por um gráfico em pizza dividido em 12 partes iguais. Cada um desses espaços representa uma cor diferente (com diversos níveis de saturação). São três cores primárias, três secundárias e seis terciárias.


É possível, inicialmente, fazer quatro tipos diferentes de combinações com a ferramenta:


1. cores complementares — ocorre quando combinamos duas cores opostas no círculo, como verde menta e rosa ou violeta com amarelo;


2. cores análogas — utiliza uma cor primária e outras duas “vizinhas” a ela no círculo. Essas seriam as coadjuvantes, aparecendo em menor destaque na criação;


3. tríade de cores — é escolher três cores que têm a mesma distância no círculo, com um triângulo equilátero, onde todos os lados são iguais;


4. monocromatismo — utilizando vários tons diferentes da mesma cor no círculo. O famoso tom sobre tom.


Saber como combinar as cores é imprescindível para o planejamento de desenvolvimento de uma coleção, uma vez que, essa ferramenta permite criar e definir as melhores combinações de cores de acordo com a necessidade do cliente, além de ser uma ótima ferramenta para a criação de moodboard. Veja aqui como criar um moodboard completo.


DICA: Uma ferramenta onde é possível criar paletas de cores é no site da Adobe Color, uma ferramenta gratuita disponibilizada pela comunidade Adobe.


Por fim, escolher a cor certa pode ser decisivo para o sucesso do seu produto. É por isso que na Use Fashion, a cada temporada apresentamos uma cartela com as principais cores sugeridas para a estação!


Nela englobamos propostas cromáticas para diferentes públicos e inspirações criativas sintetizada com tendências de moda regionais e globais traduzidas para o mercado brasileiro para ajudar sua equipe a economizar tempo em pesquisas, tomar decisões assertivas e simplificar processos produtivos


Quer ter acesso a materiais como esse e conferir as tendências e confirmações para o mercado nacional de moda?



bottom of page