top of page

A Importância das Estampas na Moda

Atualizado: 30 de set. de 2021

Veja qual é a importância da estampas em uma coleção e como a escolha dela pode afetar no sucesso de um produto.


É de suma importância entender que as estampas e padrões presentes no design de diversos produtos hoje, são tão importantes quanto as cores para determinar o sucesso de uma coleção na moda.


Elas fazem parte de algo muito mais importante do que apenas diferenciar um look de outro, mas carrega consigo o conceito, identidade das marcas e as tendências do mercado. É através das estampas que é possível agregar valor, personalidade e exclusividade em cada produto de sua marca, além de ser um fator determinante para garantir o sucesso de cada coleção lançada.


A Estampa é um dos itens mais percebidos pelo consumidor, antes da qualidade tecido e montagem do produto em si, e por isso se torna uma das formas mais comunicativas com o público na hora de determinar as tendências. Você sabia que estamparia ajuda o design de moda a se diferenciar?


Mas nem sempre foi assim, as estampas já foram algo supérfluo que somente era utilizado para recuperar alguns dos processos e cobrir defeitos, com o desenvolvimento do mercado e ao passar do tempo foi adquirindo sua importância não só no mundo da moda, mas também nos diversos setores da sociedade



Um dos exemplos que marcou a temporada e gerou diversas tendências, foi a parceria que a grife Dolce & Gabbana, que já é bem conhecida por suas estampas extravagantes, fez com a marca de eletrodomésticos Smeg onde fizeram um lançamento no ano de 2016, com uma série ilimitada de 100 geladeiras pintadas à mão por artistas da Sicília.




A arte em si é uma fonte infinita de inspiração para a moda, quando o assunto é estamparia, ali fica caracterizado o olhar, a voz e a alma do estilista, baseado em muito estudo e pesquisa correndo pelas passarelas.



Sendo assim, quando tratamos deste assunto é sempre notório ressaltar as marcas mais conhecidas, que usam e abusam de estampas em todas as suas coleções com combinações inusitadas mas que geram um resultado incrível como a Etro, assim como Balmain, Mary Katrantzou e até mesmo a Farm marca brasileira, todos elas têm algo em comum, e utilizam da estampa como peça-chave para sua coleção.


Com todas essas informações que trouxemos, já podemos constatar a importância que a estamparia carrega no mercado de consumo hoje. E se passou pela sua mente em algum momento que era um mercado pequeno e desvalorizado… Então está mais do que na hora de rever os seus conceitos e se libertar para o universo encantador que é.



Mas como obter bons resultados?


Para ter um bom resultado de estampas em sua coleção, é necessário colocar como prioridade a exclusividade das criações de padronagens e o rapport, porque é isso que faz com que que fique cada vez mais apertado o espaço no mercado têxtil para as produtos da China conta do mercado brasileiro e do nosso capital

A Use Fashion pode te ajudar com isso, da uma olhada nesse ebook que desenvolvemos pensando exatamente no mercado atual e destrinchamos todas as dúvidas que você pode ter referente ao assunto em busca do crescimento do seu negócio de desenvolvimento de moda



Temos conteúdos completos como este, com mais exemplos e gráficos explicativos em nossa plataforma, e você pode fazer uma demonstração grátis a qualquer momento. Quer saber como?


Entre em contato com os nossos especialistas pelo WhatsApp e conheça a Use Fashion.


Use Fashion



Tenha o poder de estruturar e crescer sua marca de moda, não importa quão pequena seja!



Com métodos e a informação que você precisa para estruturar sua estratégia de negócios, produzir peças que de sucesso de vendas. A Use Fashion, simplifica os processos da sua empresa para que você possa se concentrar no crescimento da sua marca de moda.












bottom of page