Cores: Entenda a sua importância na moda e para o seu negócio.

Atualizado: 30 de set. de 2021

Entenda hoje a importância das cores na moda e como isso pode alavancar o seu negócio levando vantagem aos concorrentes e criando produtos de sucesso de venda.


Olha só, pra você que trabalha com moda e ainda não entendeu a importância das cores e como elas estão sempre influenciando e ditando as tendências da moda, você precisa do conteúdo com informações importantes que deixamos pra você logo abaixo.


As cores são algo que está atrelado às nossas vidas desde sempre, e temos capacidades cognitivas e psicológicas que estão diretamente ligadas a elas, muitas vezes de forma instintiva. Mas afinal o que são as cores e qual a sua importância?


Quando olhamos para os objetos temos percepções visuais que formam as cores, sofrendo algum tipo de iluminação, através de uma fonte de luz, neste momento.

É viável dizer que não têm cor definida aos olhos humanos , e quando olhamos para determinado objeto, obtemos uma informação de nosso cérebro sobre a respectiva cor.


Agora, vamos entender alguns fatores cruciais sobre a importância das cores:


Sabendo que, as cores são elementos presentes em nossas vidas, por estar em nossos vestuários e até mesmo em nossas alimentações, cada uma tem uma vibração, que afeta o corpo e a mente e como consequência surge a psicologia e significados das cores.


Psicologia das Cores


A Psicologia das Cores é o estudo que revela como o cérebro humano identifica e entende as cores de diferentes formas, e como isso pode influenciar em suas emoções, sentimentos e desejos. Podemos ver a protagonização das cores na publicidade, marketing, arquitetura, moda, design, entre outros.


Mas o que a Psicologia das cores tem em relação à moda?


Compreender o que é a psicologia das cores é o pontapé inicial para escolher as nuances da sua coleção. Basicamente, o estudo observa e identifica padrões na maneira com que as cores são percebidas pelo nosso cérebro.


o-que-e-psicologia-das-cores
Psicologia das Cores


Ou seja, mesmo que cada pessoa tenha a sua própria percepção, os estímulos das cores são praticamente os mesmos.


Tonalidades quentes, como o vermelho, o laranja e o amarelo, costumam ser lidas como alegres, estimulantes e dinâmicas. Já os tons frios, como o azul, o verde e o roxo, são frequentemente associados à tranquilidade e seriedade. Mais uma dificuldade que muitos veem nas cores é associar essas combinações, pois nem tudo o que fazemos é o que o cliente quer comprar, não é mesmo? E por isso, existe o círculo cromático, que é uma ferramenta fundamental para os profissionais da moda.


Classificação das Cores e o Círculo Cromático


O que é círculo cromático de cores?

Círculo cromático de cores é uma representação simplificada das cores enxergadas pelo olho humano. Ele costuma ser demonstrado por um círculo dividido em 12 partes e cada uma delas é representada por uma cor.


o-que-e-circulo-cromatico
Circulo cromático

O círculo cromático de cores é composto pelas três cores primárias, três secundárias e seis terciárias, sendo elas:

  • Cores primárias - amarelo, vermelho e azul;

  • Cores secundárias - a mistura de duas cores primárias;

  • Cores terciárias - a mistura das cores primárias com cores secundárias.

Sabe-se que a combinação de cores é indispensável para o planejamento de uma coleção e essa ferramenta permite criar e definir as melhores combinações de cores de acordo com a necessidade do cliente, além de ser uma ótima ferramenta para a criação de moodboard, ou seja, um instrumento facilitador para elaborar projetos, uma vez que, nele temos acesso a composição de cores, luminosidade, saturação e sombra que devem ser utilizados. E produto bem pensado, é produto de sucesso em vendas, com certeza.


As cores na planejamento de coleção e na hora da venda

ar-cores-para-o-planejamento-de-colecao

Você sabia que 80% da decisão de compra é baseada na cor? Pois é, esse é um dado que a Coloro nos traz e mostra que uma cor errada pode significar o fracasso de uma coleção, estoque parado é prejuízo. É fundamental então se basear em dados, e não no famoso "achismo" ou porque vimos alguém fazendo, para que não invista dinheiro em tecidos ou cores que não venderão.


Mas como saber qual é a cor que vai vender?


Saber antes as previsões de cores é fundamental para antecipar a produção do produto e sair na frente, mas saber as confirmações delas é crucial, uma vez que, são elas que vão te dizer o que está vendendo ou não e te deixar ainda mais seguro das decisões.


Como saber o que confirmou?


A Use Fashion faz a confirmação das cores em produto para você, trazendo o como transformar em produto para o mercado brasileiro, para que você possa focar apenas em produzir o que será sucesso!


Agora que já sabe a importância das cores na moda e como ela afeta diretamente os produtos da moda, que tal baixar alguns conteúdos gratuitos da Use Fashion e entender melhor como elas funcionam no varejo.

 

Por fim, escolher a cor certa pode ser decisivo para o sucesso do seu produto. É por isso que na Use Fashion, a cada temporada apresentamos uma cartela com as principais cores sugeridas para a estação!


Nela englobamos propostas cromáticas para diferentes públicos e inspirações criativas sintetizada com tendências de moda regionais e globais traduzidas para o mercado brasileiro para ajudar sua equipe a economizar tempo em pesquisas, tomar decisões assertivas e simplificar processos produtivos

Quer ter acesso a materiais como esse e conferir as tendências e confirmações para o mercado nacional de moda?