top of page

Saiba mais sobre o Polo Têxtil do Ceará

Atualizado: 23 de ago de 2021

Continuando na Região do Nordeste, que vem apresentando bons indicadores e conquistando sua importância no setor têxtil brasileiro, hoje vamos falar sobre o Polo localizado no Ceará.


Escolhemos essa área por conta do seu destaque no segmento de moda íntima, ocupando o segundo lugar da produção nacional, atrás apenas da Região serrana de Nova Friburgo. Além das lingeries, o Estado também assume papel importante na moda praia. Para você ter ideia da dimensão desta manufatura: no primeiro semestre de 2018 foram exportados  8.487 kg de “Sutiãs e bustiês” o que equivale a US$ 506.013,00, dados divulgados pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços – Mdic.


A indústria cearense se destaca pela sua alta competitividade decorrente de ações adotadas pelo Governo do Estado que visam atrair investimentos e garantir a entrega de produtos inovadores. A busca por matérias primas qualificadas é incessante e os produtores sempre têm uma espuma de bojo mais macia e uma modelagem diferenciada, por exemplo.

Outro fator que contribui para a ascensão da indústria da moda foi a criação em 1998 Dragão Fashion Brasil, que veio com uma proposta de divulgar novos talentos locais. Hoje, o evento é considerado a maior semana de moda autoral da América Latina e conta, em sua programação, com palestras, shows e workshops, além de desfiles é claro.


Um fato interessante é que este Polo prioriza a inovação e, por isso, grande parte do seu dinheiro é direcionado para a implementação de práticas sustentáveis, como reciclagem de tecidos, e realização de grandes eventos, como a feira Maquintex.


O que achou deste conteúdo?


Aqui na Use Fashion, nós acreditamos que informação nunca é demais! Além disso, estar a par dos focos de investimento da indústria é super importante para você ter novas ideias e expandir suas oportunidades de atuação. Não deixe de acompanhar o nosso blog descobrir mais sobre os outros polos brasileiros.

bottom of page