top of page

Guia completo da estampa Floral

Sempre presente nas coleções de moda, o floral pode ser considerado uma estampa perene. Seu sucesso muito se dá a sua comercialidade e sua versatilidade - existem inúmeras maneiras de trabalhar o floral, com variações de tamanho, flor, estilo, cor e mais. Justamente por isso, trazemos aqui um guia completo com as principais maneiras que a padronagem é geralmente explorada.


Liberty

Caracterizada pelas escalas miúdas, o liberty vem se destacando em aplicações que preenchem toda a superfície da peça. A cartela de cores é variada, mas começamos a notar a ascensão das bases escuras. Para manter o visual fresco, combine flores em tons vibrantes ou claros.



Rosas

O romantismo é reforçado através das rosas. As escalas pequenas também são notadas em versões ainda mais delicadas da estampa, enquanto as médias são um pouco mais inovadoras.


Outra opção é trabalhar rosas e outras flores clássicas sobre bases pretas. Note que aqui as flores rosas e vermelhas são o principal destaque, criando um contraste maior.


Inspiração vitoriana

Florais em escalas médias e grandes aparecem com visual romântico antigo, inspirado na Era Vitoriana. Note que muitas das imagens abaixo são jacquards ou tecidos adamascados, mas se inspire nas padronagens para a estamparia.




Retro 70's

Com o visual boho e setentista em alta na temporada, os florais retrôs ganham destaque especial para o verão 2020/21. As flores são simplificadas e desenhadas de forma bidimencional, sem profundidade.



Flor chapada

Os florais chapados são, geralmente, feitos em uma cor única, sem profundidade ou variação de cor. Apesar de chamativo, o visual é mais refinado, se adequando também a um público mais maduro.


Efeito aquarelado/embaçado

Estampas com efeito aquarelado ou embaçado reforçam um visual mais sofisticado e delicado. Aqui as escalas são grandes, muitas vezes, criando um floral mais abstrato. Cores claras são chave, mas pense também em combinações contrastantes com tons vibrantes.


bottom of page