top of page

Conhecendo o cliente Use Fashion: Aline Machado

Da série, conhecendo a Use Fashion com os nossos clientes, hoje trouxemos a Aline Machado, que teve a sua trajetória com a Use Fashion desde seu início de carreira!


Atualmente, Aline trabalha no ramo acadêmico como coordenadora da área do Vestuário no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL) e docente nos cursos Técnico em Vestuário e Superior de Tecnologia em Design de Moda.


Inspire-se na trajetória da Aline e veja como foi a sua experiência com a Use Fashion. Confira a entrevista:


Há quanto tempo você está na Use Fashion?

Já faz bastante tempo! A minha primeira experiência com a Use Fashion foi em São Paulo, onde eu trabalhava em uma empresa que desenvolvia birô de tendências e lá eu tinha a oportunidade de usar! Isso lá no início dos anos 2000, faz bastante tempo!

Depois eu retornei ao Rio Grande do Sul e comecei a dar aula na Universidade Católica de Pelotas e lá eu indiquei que eles assinassem a Use Fashion para a gente poder trabalhar com os alunos nas disciplinas de pesquisa de moda.

Em 2016, eu passei em um concurso público e comecei a dar aula no IFSUL e algumas das minhas disciplinas eram pesquisa de moda e eu resolvi assinar o portal para compartilhar com os alunos informações de qualidade e atuais.

Quais eram as dificuldades que você encontrava na sua vida/negócio antes de conhecer a Use Fashion?

Eu não tive nenhuma dificuldade antes, pois na primeira experiência eu tive a oportunidade de trabalhar em uma empresa que usava a Use Fahsion e buscava conteúdo de tendência na plataforma. Então eu não tive nenhum problema, e na área acadêmica também!


O que te fez decidir assinar a Use Fashion?

A facilidade dos conteúdos que me ajudam na preparação das aulas, além de trazer informações importantes para o conhecimento dos meus alunos. Por exemplo, quando eu trabalho com os alunos na disciplina de moda eu quero que eles tenham essa oportunidade de pesquisar e saber que existe um portal com informações de tendências, comportamento de consumo e para mim - como professora - a Use Fashion me ajuda a montar o conteúdo da aula.


Como é para os estudantes ter acesso a plataforma nas aulas?

Eles gostam muito! Sempre faço a apresentação do portal, como funciona a plataforma e a sua importância. Fazemos exercícios também de confirmações de tendências, então sempre trabalho com materiais que vocês publicam. Normalmente eu apresento essas tendências e depois peço para eles pesquisem em outras plataformas - eu trago a partir da Use Fashion os conceitos, as tendências e etc, e peço para os alunos confirmarem analisando as coleções, e os temas apresentadas.


Dentre os conteúdos qual que você mais usa na plataforma Use Fashion? Por quê?

Eu utilizo muito! Principalmente o comportamento de consumo, a parte de materiais - aviamentos, tecidos, malharia e etc - previews de cores e a parte de tendências.

Além disso, quando dou aulas de desenhos técnicos eu utilizo a parte de fichas técnicas.


Você lembra de algo que utilizou a plataforma em suas aulas, e deu certo?

No ano passado, a IFSUL começou o seu ensino a distância e criamos um projeto de ensino e realizamos um evento na qual tivemos a parceria da Use Fashion. Quando iniciou o projeto entremos em contato com a Vanessa e a Nathana - minhas accounts da Use Fashion - fizemos algumas reuniões para entender como poderíamos trabalhar e a gente lançou um projeto que era “ Moda em tempos de pandemia”, que eram várias lives, até a Sofia Matellini foi a nossa primeira palestrante - Palestra comportamento de consumo de moda durante e pós pandemia - e todo o projeto teve conteúdos e informações apresentados na plataforma como: conteúdos sobre a pandemia, direcionamentos e etc.

Foi um grande evento e os alunos adoram, teve uma repercussão muito boa!!!

Além disso, nossos alunos preencheram o questionário do evento falando que gostariam de ter mais eventos assim, e com as confirmações que realizamos nas lives, duas alunas começaram a desenvolver coleção voltadas à venda online.

Foi muito bacana!!


Porque você considera que a plataforma dá certo e ajuda as pessoas do segmento de moda?

Por que ali já tem as informações com fácil acesso, além informações voltadas para o mercado brasileiro. Então a Use Fashion é um facilitador, e direciona você para o que você precisa.

Se você pudesse indicar a Use Fashion para alguém em 1 frase, como faria?

A Use Fashion é uma ferramenta de qualidade, acessível e que traz conteúdos de forma intuitiva. Além de trazer conteúdos antecipados e atualizados e estar na língua portuguesa que é um grande facilitador.



Veja também!

Quer conhecer outros clientes da Use Fashion? Confira outras entrevistas:



bottom of page