top of page

8 formas de aumentar o engajamento no Instagram

Atualizado: 2 de dez. de 2019

O Brasil é o segundo no ranking de países que mais utiliza o Instagram, com 27% de brasileiros presentes na plataforma. Além disso, a cada 5 minutos gastos no celular, 1 minuto é dedicado a esta plataforma ou no Facebook. Para marcas e negócios da moda, o Instagram se tornou a plataforma chave para divulgar produtos e conectar com os consumidores. Saiba como aumentar seu engajamento na rede social e conquistar mais consumidores.


Se dedique ao conteúdo


O Instagram é uma plataforma de conteúdo e informação. Pense em maneiras para divulgar o seu produto e construir uma imagem de marca sólida. Conteúdos como informações de materiais, detalhes das peças e publicações de produtos são importantes. Mas pense além, publique informações gerais sobre assuntos que tenham a ver com a sua marca, mostre os bastidores de editoriais, apresente a sua equipe, documente os eventos da marca, anuncie novos lançamentos; mostre a sua marca em ação.

I

nvista no Feed


Crie uma imagem de marca e a explore através do feed. Estabeleça um mood board e pense em conceitos e cores para seguir. Invista em tons que conversem entre si para deixar o feed harmônico.


Pense no Instagram como duas plataformas


Na timeline, poste fotos que componham o mood board estabelecido e saia do obvio explorando formatos como hyperlapse, boomerang e vídeos. Atenção para os comentários, eles são uma ótima forma de conectar com seu consumidor. Já nos stories, os posts devem ser mais informais pois são a maneira mais rápida de interagir com seu consumidor. Explore enquetes, perguntas e respostas e lives para aumentar o engajamento.


Se programe


Estabeleça um diálogo e poste com frequência. De acordo com profissionais da área, o ideal é postar pelo menos uma vez por dia tanto nos stories, quanto na timeline. Ainda, planeje o seu conteúdo através de um calendário mensal e repare os horários que geram mais engajamento.

Calendário postagens Instagram


Explore o social commerce


Explore o instashop. Ele é uma maneira rápida e prática de direcionar o consumidor para o produto que ele deseja. Atenção: ainda não é possível realizar a compra pela plataforma no Brasil, então o cliente é direcionado para o seu e-commerce.


Pense em SAC 2.0


Cuide da imagem do seu negócio na internet. 25% dos consumidores rejeitam marcas mal faladas na web. Para isso, invista em um atendimento personalizado e conecte o offline com o online, e faça com que os funcionários da loja física respondam as mensagens no Instagram assinando os comentários.


Imagem SAC 2.0


Valorize seu trabalho


Invista no conteúdo que você está criando, pois posts patrocinados são uma ótima maneira de atrair consumidores e gerar conhecimento de marca. A cada um real gasto é possível alcançar até 150 pessoas.


Aposte em influenciadores


Os influenciadores são uma outra maneira de investir no seu conteúdo online. Eles geram engajamento e alcance para a marca, e também são uma ótima forma de divulgar marcas novas já que passam confiabilidade. Para medir o sucesso da parceria pense em códigos promocionais.

Campanha Gabriela Pugliesi para Body for sure

Imagens: Reprodução

bottom of page