• Danielle Oliveira

5 dicas para conhecer melhor o seu consumidor

Atualizado: 29 de Nov de 2019

Conhecer o perfil do seu cliente é de extrema importância para o negócio. Estudar seu comportamento leva ao entendimento das suas necessidades, hábitos, motivações de compra e principalmente os seus gostos. Uma empresa que está alinhada com o seu público alvo é uma empresa que vende e se conecta melhor com o seu consumidor.


A partir do entendimento de quem é o seu cliente e como ele se comporta, é possível pensar melhor nas estratégias de venda, desenvolvimento de produto e como rentabilizar de forma positiva toda a sua operação.


A seguir, compilamos quais são as estratégias mais corretas e práticas para você entender melhor quem é o seu cliente e o que ele quer.


1. Converse com o cliente


A primeira dica parece óbvia, porém é extremamente precisa. A maneira mais prática e assertiva de entender melhor seu cliente é colher informações através de cadastros, pesquisas e conversas diretas.


Se possível, invista nas pesquisas de mercado, principalmente as quantitativas, para adquirir um conhecimento mais profundo sobre o seu consumidor.


Dica: Se você não puder investir em uma pesquisa de profundidade, use os recursos gratuitos a sua disposição! As redes sociais são ótimas formas de fazer isso, como as enquetes e perguntas do Instagram.


2. Oriente sua equipe de vendas