top of page

5 dicas para conhecer melhor o seu consumidor

Atualizado: 29 de nov. de 2019

Conhecer o perfil do seu cliente é de extrema importância para o negócio. Estudar seu comportamento leva ao entendimento das suas necessidades, hábitos, motivações de compra e principalmente os seus gostos. Uma empresa que está alinhada com o seu público alvo é uma empresa que vende e se conecta melhor com o seu consumidor.


A partir do entendimento de quem é o seu cliente e como ele se comporta, é possível pensar melhor nas estratégias de venda, desenvolvimento de produto e como rentabilizar de forma positiva toda a sua operação.


A seguir, compilamos quais são as estratégias mais corretas e práticas para você entender melhor quem é o seu cliente e o que ele quer.


1. Converse com o cliente


A primeira dica parece óbvia, porém é extremamente precisa. A maneira mais prática e assertiva de entender melhor seu cliente é colher informações através de cadastros, pesquisas e conversas diretas.


Se possível, invista nas pesquisas de mercado, principalmente as quantitativas, para adquirir um conhecimento mais profundo sobre o seu consumidor.


Dica: Se você não puder investir em uma pesquisa de profundidade, use os recursos gratuitos a sua disposição! As redes sociais são ótimas formas de fazer isso, como as enquetes e perguntas do Instagram.


2. Oriente sua equipe de vendas


Orientar sua equipe de vendas para ficar atento aos comentários e feedbacks é fácil e assertivo. Seus vendedores devem estar instruídos a sempre perguntar se seu cliente está satisfeito, o que ele pensa sobre seus produtos e estar apto a esclarecer dúvidas. Ainda, instruir os vendedores a manter um relacionamento mais próximo com o consumidor, além de fidelizá-lo, gera um maior entendimento do seu comportamento.


3. Preste atenção às redes sociais


As redes sociais têm muito a dizer. Veja quem são as pessoas que seguem a sua marca e quem são aquelas que curtem e interagem com o seu conteúdo. Essa é uma maneira fácil e barata de conseguir informações sobre o seu público alvo.


Monitore o que estão falando sobre o seu negócio e aumente a interação nas redes sociais. Colha feedbacks através de perguntas nos stories e enquetes e desenvolva um conteúdo direcionado para aumentar os comentários e sugestões.

4. Registe todas as compras


Registrando as movimentações de vendas, é possível saber quanto dinheiro o seu consumidor está disposto a pagar e quais são as épocas que mais procuram o seu produto. Ainda, é possível entender quais são os tamanhos, cores e modelos mais procurados a fim de construir um perfil mais assertivo.


5. Olhe para fora


Entender o contexto em que seu cliente está inserido é uma estratégia para compreender melhor o seu comportamento. Os movimentos sociais modificam o interesse das pessoas e os padrões de consumo. As grandes mudanças afetam como as pessoas se comportam e suas motivações de compra, por isso fique atento.

bottom of page