top of page

Você Sabe Como Utilizar Design Thinking Para Moda?

Atualizado: 23 de ago. de 2021

Você provavelmente já ouviu falar sobre esse assunto, não é mesmo? Trata-se de uma metodologia de criação que está se disseminando a cada ano. O objetivo é enxergar um problema de uma ótica diferente e buscar as melhores soluções para ele. Mas como aplicar o design thinking para moda? 


É preciso olhar para essa metodologia como uma maneira diferente de pensar o design. E não necessariamente apenas design de produto ou de roupas, mas sim para qualquer projeto, lançamento e tudo aquilo que culmina no usuário. 


O que é o design thinking?


Para entender como funciona o processo de design thinking para moda, primeiro você precisa compreender a metodologia em si. São cinco etapas distintas que devem ser concluídas, veja:

  1. empatia e compreensão: é nessa etapa que começa a imersão no assunto. É preciso se colocar no lugar do outro e compreender completamente o contexto em que a situação estudada está inserida, buscando compreender ações e perspectivas;

  2. definição: é quando você decide exatamente o problema, a questão que precisa ser resolvida ou o que deve ser criado;

  3. idealizar: nesse momento acontece o brainstorm, no qual todos os envolvidos devem se reunir para discutir ideias e sugestões, mas sem se preocupar com o que está certo ou errado;

  4. prototipar: é para escolher uma ou algumas das ideias que surgiram durante o brainstorm e fazer um protótipo delas, ou seja, algo que simule o que será produzido no final;

  5. testar: é a hora de testar todos os protótipos que foram desenvolvidos e escolher aquele que faz mais sentido para o problema.


O design thinking para moda


Agora que você já entende o conceito, pode compreender como funciona a aplicação do design thinking para moda. 


Tudo que envolve o universo fashion está inserido em uma indústria criativa, que depende de inovação e criatividade para atingir o seu público. Por essa razão a metodologia de design thinking pode ser de grande valia para o setor, ainda mais quando consideramos que a moda está situada entre as artes e a indústria. 


Quem atua na área sabe como a necessidade de inovação é constante, mas nem sempre é fácil alcançar esse objetivo. É exatamente aí que entra o design thinking para moda. 


Você pode fazer uso da metodologia para desenvolver o conceito de uma nova coleção, pensar em produtos específicos, criar novos itens para o mercado, idealizar um lançamento e muito mais!


O importante é lembrar que tão importante quanto resolver o problema é identificá-lo. Para te inspirar, o blog da Use Fashion conta com novidades todas as semanas. Acompanhe.

bottom of page