Vida Funcional: À necessidade de praticidade!

Atualizado: 23 de ago. de 2021

A pandemia do Covid-19 impacta o comportamento e a moda por mais uma temporada. O principal reflexo nesse estilo são os novos hábitos adquiridos graças aos cuidados que foram introduzidos no cotidiano. Agora, frente ao de uso de máscara, limpeza constante das mãos e preferência por não tocar em superfícies e objetos quando não for necessário, novos produtos se tornam importantes no dia a dia. Cases para separar máscaras limpas das usadas, chaveiros que funcionam para apertar botões sem contato e correntes ou cordões para segurar máscaras (como as de óculos) são alguns exemplos.


Marine Serre

Além disso, a imposição da proteção se alia à necessidade de praticidade. Dessa forma, a estética utilitária que vinha ganhando força nas últimas temporadas perde em peso e ganha em funcionalidade. Elementos chave do estilo seguem relevantes, como bolsos, peças modulares e tecnologias que tornam as roupas mais inteligentes. Porém, a busca é por um cotidiano descomplicado, que abre a possibilidade de trabalhar o minimalismo e a elegância nesse contexto.




Atualizações

  • No inverno 2021, o estilo masculino Escapismo Utilitário trouxe a estética carregada, pensada para momentos de fuga urbana e retorno à natureza, além de ter a apreensão pelo futuro do planeta como uma das principais referências;

  • Para o verão 2021/22, em Praticidade Cotidiana, o utilitário ganhou um olhar leve, colorido e urbano, pensado para o uso na "vida real", no aqui e agora, chegando ao mercado justamente junto com as mudanças trazidas pela pandemia do Covid-19;

  • No verão 2021/22, a proposta de trazer leveza ao utilitarismo se prolonga, e agora com um toque de elegância. A ideia é pensar em praticidade, sem peças pesadas, com foco apenas no funcional - e isso vale também para tecidos inteligentes, acessórios e elementos que complementam o vestuário.




Contexto e referências


Novos utilitários


Pense em: Novas necessidades; Itens de proteção; Praticidade; Tudo ao alcance.

Transforme em: Bolsos e compartimentos extra; Modelagens descomplicadas; Utensílios que auxiliam no cotidiano; Neoprene e materiais fáceis de limpar.



Funcional sem pesar


Pense em: Cotidiano pós-pandemia; Necessidade de se locomover pela cidade; Funcionalidade na prática; Simplicidade.

Transforme em: Peças com compartimentos funcionais; Visual utilitário leve; Bolsos; Detalhes úteis; Acessórios que não trazem volume ou peso para o visual, mas possuem utilidade.


Influenciadores


Por ser um direcionamento muito voltado para a performance das roupas e dos acessórios, encontrar influenciadores que abordam diretamente essa estética é incomum. Entretanto, a grande quantidade de pessoas falando sobre minimalismo, armário cápsula e peças funcionais, que podem ser usadas de várias maneiras, é algo a se atentar. Destacamos celebridades internacionais como Candice Tay e a famosa dupla The Minimalists, que falam diretamente sobre viver com menos, armários inteligentes e slow fashion como estilo de vida. No Brasil, Alexandre Chahoud é um destaque com seu perfil sobre vida minimalista. Já a inglesa Jessica Harris trabalha um viés bastante focado em looks neutros e minimalistas, mas acrescenta constantemente peças com visual utilitário e as combina de maneira mais leve, urbana e atual.





Veja mais


Quer saber mais sobre esse tema? Veja abaixo conteúdos, matérias e outros links para aprofundar na sua pesquisa e entender como esse direcionamento será relevante na próxima temporada.


De saco de lixo high tech a desinfectador de ambiente: os produtos surgidos na pandemia

Tecidos antivirais: uma alternativa que faz cada vez mais a diferença para barrar a Covid-19

Santaconstancia CO2 CONTROL

Mais pessoas vão pedalar ou andar a pé no pós-pandemia em SP

Self-Sanitizing Card Wallets

The hand sanitizer holder is 2020’s most 2020 accessory



*** Faça uma demonstração da Use Fashion e confira os nossos direcionamentos mais específicos para cores, superfícies, pontos fortes e peças-chaves!