top of page

Como garantir as vendas online com uma boa descrição de produtos

Atualizado: 23 de ago. de 2021

O prolongamento da quarentena no Brasil nos fez focar ainda mais no mercado virtual, desenvolvendo estratégias que te ajudem melhorar a performance da sua empresa também neste meio.


A partir de conversas com os nossos clientes e de algumas análises do mercado, percebemos que as elevadas taxas de devolução e de “carrinho abandonado” são problemas frequentes entre as lojas virtuais brasileiras. Pesquisamos algumas formas de solucioná-los e as estratégias relacionadas à descrição dos produtos têm destaque especial. Afinal, além de darem credibilidade para os sites, elas também melhoram o ranqueamento em motores de busca, como o Google.


Queremos garantir que você tenha um plano bem estruturado e com boas estratégias para se manter estável e driblar a pandemia. Por isso, selecionamos aqui os pontos fundamentais para uma boa descrição de produtos à venda. Confira a seguir!


Em relação à parte técnica, uma pesquisa do site Backlinko mostrou que para a página do produto ocupar as 10 primeiras posições nas buscas do Google, por exemplo, é fundamental que a descrição tenha no mínimo 1700 palavras. Parece muito né? A boa notícia é que separamos tantos pontos a serem comentados no seu texto, que você alcançará esse número rapidinho.

  • Descreva o produto de maneira detalhada, com informações sobre cor, decote, acabamento, zíper, botões e aplicações

  • Dê sugestões de como a peça pode ser usada, mostrando combinações com outras peças disponíveis seu e-commerce

  • Mencione composição, tamanhos e medidas exatas

  • Coloque instruções de lavagem e cuidados com a peça

  • Não se esqueça de colocar sobre frete, envios, trocas e devoluções


A formatação do texto e a forma como ele é escrito também são pontos fundamentais para uma descrição de sucesso. No primeiro caso, priorize a clareza e um layout de fácil entendimento, com palavras em negrito e pequenos blocos de informação. Muitas vezes, os bullet points são uma boa solução!


Em relação à forma como a descrição é escrita: pense no seu consumidor ideal! O que ele gostaria de ler? O que ele mais valoriza? Quais informações ele amaria saber sobre o produto? Não se esqueça de usar as palavras-chave da sua estratégia de SEO e também de um tom de voz consistente com a identidade da sua marca, escolhendo palavras que o seu consumidor usaria no dia a dia, por exemplo.


Outro truque muito efetivo é o uso de termos que funcionam como gatilhos mentais, sendo capazes de fazer com que o consumidor se imagine usando e "sentindo" a roupa. Por isso, palavras que tragam a sensação de conforto, elegância, durabilidade e exclusividade, por exemplo, são excelentes escolhas.


Por fim e se possível, habilite os comentários e avalições dos compradores. Esse recurso é fundamental para a sua loja ter mais credibilidade entre os clientes. Além disso, um depoimento de uma pessoa satisfeita pode influenciar várias outras que estão na dúvida!


O que achou desse conteúdo? Na Use Fashion trazemos as informações que você precisa para criar produtos comerciais e coleções assertivas o ano todo. Quer saber como podemos te ajudar ainda mais? Fale com a gente, é só clicar aqui!

bottom of page