top of page

O plus size nas passarelas femininas

Atualizado: 12 de mar de 2020

O mundo da moda está mudando. De uns anos para cá a inclusão de minorias trouxe reações positivas para esse universo. Um grande exemplo é o mercado plus size, que conquistou o seu espaço e comprovou que estas mudanças valem a pena. Para você ter uma noção, este mercado cresce 6% ao ano e movimenta aproximadamente R$5 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira de Vestuário (Abravest).


Para entrarmos no clima das Semanas de moda, que começam essa semana, resolvemos analisar o aumento de modelos plus size nos desfiles mais recentes. A seguir, separamos três marcas influentes que abordaram essa temática e mudaram seu casting. Está preparado?


Savage X Fenty


O último desfile da marca de lingerie da Rihanna celebrou a diversidade e inclusão com corpos de diferentes tamanhos e raças. Pessoas reais e com estilos variados ocuparam o palco, ajudando a comprovar que a cantora realmente levanta a bandeira da diversidade.


A repercussão do evento não poderia ter sido diferente. A procura pelo termo “Fenty X Savage” cresceu 81% durante setembro – mês do desfile. Nas redes sociais, o efeito foi o mesmo, chuva de elogios.

Desfile Savage X Fenty


Tommy X Zendaya


Em sua segunda colaboração com a marca americana, Tommy Hilfiger, Zendaya quebrou muitos paradigmas trazendo para a passarela diversidade de gênero, idade, corpo e etnia. E ainda teve participação da modelo plus size Ashley Graham grávida do seu primeiro filho!


“Diversidade de tamanhos foi uma grande preocupação e isso vai ser refletido na passarela: nós temos modelos incrivelmente maravilhosas que todo mundo vai ver.”, contou a atriz em entrevista ao USA Today.




Isaac Silva


O primeiro desfile do estilista no SPFW apresentou uma coleção com muitas referências religiosas e diversidade no palco. Foram escolhidos modelos reais: “Então, quis fazer da minha maneira real, ser verdadeiro, quero que as pessoas se vejam nos modelos reais e saibam que elas podem, sim, estar em uma passarela.”, afirmou Isaac.



O que achou deste conteúdo? Aqui no Blog da Use Fashion, você encontra posts semanais sobre o mercado, tendências e negócios. Não deixe de conferir!

bottom of page