top of page

Mulheres que mudaram a história da moda

Atualizado: 23 de ago. de 2021

O dia 08 de Março marca o Dia Internacional da Mulher, comemorado desde o início do século 20. Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, atualmente é um dia lembrado como um dia para reivindicar igualdade de gênero e com protestos ao redor do mundo - aproximando-a de sua origem na luta de mulheres que trabalhavam em fábricas nos Estados Unidos e na Europa.


Para comemorar essa data tão importante, decidimos revirar a história da moda e trazer 5 mulheres que mudaram a história da moda.


Coco Chanel

Coco Chanel dispensa apresentações. Conhecida como uma das designers mais disruptoras do mundo da moda, Chanel foi responsável pela popularização do uso das bijuterias, que era considerada uma afronta na década de 20. Ainda, ela foi responsável pela introdução das calças no vestuário feminino, libertação dos espartilhos e da cintura marcada. Além disso, introduziu tecidos menos nobres nas suas criações, trazendo o preto para a alta-costura, antes restrito apenas aos empregados.




Elsa Schiaparelli

Conhecida como a maior rival de Coco Chanel, Elsa Schiaparelli criava modelos surrealistas e exóticos, feitos para impressionar. Ela inovou em diversos materiais utilizados para fazer moda feminina, como o zíper, o crepe de seda e o celofane. Elsa buscava o efeito teatral e vinculada à evolução das artes plásticas contemporâneas, esteve ligada a diversos artistas, inclusive fazendo parcerias com o pintor surrealista Salvador Dalí. Com o seu efeito lúdica, Elsa criou o tom de rosa choque, que batizou como "shocking".





Stella Mccartney

Stella Mccartney também é outra estilista que dispensa apresentações. Stella é hoje uma das grander percursoras e ativistas da moda sustentável. Por incrível que pareça, a designer foi, por muito tempo, ridicularizada por fazer roupas que não envolvem animais e por se alinhar ao Peta. Ela foi pioneira em trazer para o seu time um Chefe de Sustentabilidade e Comércio Ético, além de ser percursora das inovações têxteis.



Miuccia Prada

Ela foi pioneira em trazer para o seu time um Chefe de Sustentabilidade e Comércio Ético, além de ser percursora das inovações têxteis. Minuccia Prada foi uma das maiores criadoras de todos os tempos. Transformando a marca de couro do seu avô, Mario Pra, em uma das maiores potências da moda mundial, Minuccia inovou através de coleções com roupas mais básicas, que priorizavam o corte, caimento e tecido. Indo contra ao estilo da época que incorporava um estilo mais sensual, como o de Gianni Versace, Minuccia trouxe uma moda mais prática e de qualidade para o centro da indústria.


bottom of page