top of page

Jewellerification | Entenda qual o significado

Atualizado: 28 de jul. de 2021

Batizado de "jewellerification", o uso de elementos tipicamente associados à joias e bijuterias em outros segmentos aparece como uma das grandes tendências para as próximas temporadas. Cristais transparentes e strass são os principais recursos, aplicados agora em peças de vestuário, calçados e acessórios variados - indo desde bolsas e cintos, até óculos e acessórios de cabeça. 


Assim como grande parte das tendências estéticas adotadas pelo público jovem, a popularidade da jewellerification muito se dá ao seu fator "instagramável". Em 2017, o aplicativo KiraKira se tornou uma das principais febres da plataforma, justamente por adicionar um efeito extremamente brilhante à fotos e vídeos, impulsionando o desejo por itens reluzentes. O que começou com a volta do paetê foi gradualmente evoluindo para a popularidade do glitter e, eventualmente, para o uso de strass como o aviamento do momento - que teve seu retorno direto dos anos 2000 inicialmente em brincos e presilhas.


Influenciadoras


Entrar no instagram da cantora Iza é uma das formas mais fáceis de visualizar essa tendência. Além de seu clipe Evapora, que conta com looks inteiros de cristais e diversas peças decoradas pelo aviamento, o seu figurino de shows é constantemente composto por jewellerification. Nomes como Ludmilla e Sabrina Sato  são outras ótimas referências para inspiração. Atente-se também ao público jovem, como Manu Gavassi e Vic Queen, ambas aderentes do strass em seu guarda roupa do dia a dia. 


Beleza


Se antes os glitteres eram guardados para comemorações como o carnaval, agora vemos que cada vez mais a maquiagem dá espaço à criatividade, abraçando as pedrarias como uma decoração para festas mais corriqueiras. Já mencionada diversas vezes na nossa plataforma, a série Euphoria é novamente uma das percursoras desse movimento, devido às maquiagens da personagem Maddy, que frequentemente contava com pedrarias em volta dos olhos.


Vestuário


Há diversas temporadas vemos a popularidade dos materiais brilhantes se consagrando. Paetês, glitterizados, metálicos, lamês e lurex estão entre os exemplos que ganharam força - e continuam importantes! - para o vestuário feminino, e agora dividem espaço com peças decoradas por essas pedrarias. É importante notar que, apesar de ser voltado para situações festivas e noturnas, a jewellerification populariza o uso de brilhos também para ocasiões mais casuais. Por isso, é comum que sejam combinadas à materiais como couro, além de tecidos planos e até o denim. O estilista brasileiro Eduardo Caires está se tornando referência quando se fala dessa tendência, vestindo celebridades e aparecendo em diversos editoriais. 

Imagens: Use Fashion, Reprodução e Divulgação

bottom of page