top of page

Estilistas nos falam sobre suas coleções no segundo dia de SPFW

Atualizado: 23 de ago. de 2021

O segundo dia de desfiles do SPFW N46 contou com grandes nomes da moda brasileira, como Osklen, Torinno, Patricia Viera, Modem e João Pimenta. O balanço completo deles você pode conferir aqui. Entretanto, entre um desfile e outro, a equipe da Use Fashion visitou os backstages para conferir de pertinho as peças e trocar uma ideia com os estilistas, para entender um pouco mais do tema de cada coleção e do processo criativo explorado por esses profissionais.

Oskar Metsavaht falou que nessa temporada, a Osklen traz à tona a questão da biodiversidade dos oceanos, bem como do plástico nos oceanos. A coleção, através dos elementos de estilo e dos conceitos trazidos sempre pela Osklen, é um ato político, uma manifestação. Ele também cita que a visão da Osklen, e não a pretensão, é de ser a marca número 1 do mundo, e com isso, investe em materiais nobres de origem sustentável, como o algodão, a seda, o linho, a palha e o pirarucu.

A coleção desfilada no SPFW já está disponível nas lojas desde sexta-feira passada, dia 19, reforçando a ideia do see now, buy now. Entretanto, o estilista ressalta que as formas e silhuetas, principalmente nas peças masculinas, trazem uma antecipação do inverno 2019, mas não de forma intencional, e sim, atendendo o desejo do consumidor da marca.

Luis Fiod, da estreante Torinno, nos explicou que a coleção tem uma inspiração com três temas que são interligados: a floresta, o exército e a demolição. Os pontos fortes são a estamparia, o mix de materiais e a cartela de cores que é super corajosa.

Por fim, batemos um papo com Patricia Viera, que depois de pular uma temporada de desfiles, retorna ao SPFW com uma coleção inspirada na cultura e na natureza do Peru. Patricia conta que, por trabalhar tão perto da sua cliente, ela é a bússola para a criação da coleção, sendo a demanda de atender as suas necessidades, o maior desafio da marca. E que essa cliente entende todo o valor agregado no seu produto, o que está por trás dele, valorizando o cuidado da marca em produzir cada peça.

A estilista ressalta que vivemos a era do coletivo, um momento de compaixão e respeito e, por isso, cita várias vezes a importância das parcerias que fez para essa coleção. Entre elas estão a designer Natalia Rios, através dos bordados e aplicações de couro no tule, e Alexandre Matos, responsável pela modelagem de uma alfaiataria precisa e requintada. Essa coleção feita por várias mãos, resultou em muito tempo de trabalho, como de uma das peças que levou 330 horas para ser confeccionada.

Vale lembrar que a especialidade da marca são as peças de couro, totalmente provenientes de reaproveitamento e com processos e tratamentos de altíssima qualidade, visto que a própria estilista, gosta de trabalhar diretamente dentro dos curtumes e se considera uma química autodidata.

Imagens: Agência Fotosite e Use Fashion.

Comments


bottom of page