Entenda como funciona o ciclo de moda e formação de tendência

Atualizado: 30 de set. de 2021

Confira como funcionam as formações de tendências moda e qual a importância do ciclo de moda para o desenvolvimento de uma coleção de sucesso.


Hoje as tendências são os principais fatores que influenciam a venda no mercado, mas você sabia que elas possuem diferentes variações de tempo. Muitos estudos mostram como o ato de consumir pode ser uma forma de comunicação. As transações comerciais vão muito além da compra de mercadorias. Nesse processo, valores, ideais e estilos são compartilhados. Podemos dizer então, que o consumo é um processo cultural ativo, que permite a construção de identidades, ou de forma mais simples, nós somos o que vestimos e desde a antiguidade, as pessoas usam objetos para interagir socialmente.


Vista que as transações comerciais vão muito além de mercadorias. Nesse sentido, os valores, ideais, estilo, inspirações e outros fatores são compartilhados em um produto. Dessa maneira, é possível dizer que, o consumo é um processo cultural ativo, que permite a construção de identidades, ou de forma mais simples, nós somos o que vestimos e desde a antiguidade, as pessoas usam objetos para interagir socialmente.



Mas a pergunta que fica é: qual negócio de moda não gostaria de saber com antecedência o que seu consumidor vai querer nos próximos meses?


O estudo de tendências busca facilitar o entendimento daquilo que é provável é preferível em termos de consumo, por isso, pode ser aplicado em diferentes setores: moda, mídia, interiores, automotivo, imobiliário, cosméticos, alimentos e bebidas, e muitos outros. Afinal, todos estão inseridos no mesmo contexto cultural.




Tendências e a moda


Segundo a Faith Popcorn as tendências são uma parte do todo. Por isso, as empresas não devem seguir uma única direção e entender como as tendências juntas, definem o futuro de um produto. Como apresentado pelo Popcorn, pense no banco de tendências como uma espécie de banco de dados do estado de espírito dos consumidores. Essas tendências podem ampliar sua visão, de forma que, você possa ver mais claramente como será o futuro. É o marketing do estado de espírito. Os profissionais de moda, desde gerentes de produto, vendedores, designers, compradores e todas as pessoas envolvidas no marketing, devem sempre acompanhar as novidades de demanda de consumo, economia, comércio internacional e tecnologia. Essas informações nos indicam os desejos e necessidades dos consumidores, nos permitindo antecipar demandas, minimizar riscos e oferecer produtos mais relevantes para o mercado.



Mas você sabia que existem diferentes tipos de tendências?


Os tipos de tendência


Sim, existem diferentes tipos de tendências. Um dos critérios de diferenciação mais comum é o por ciclo de vida de uma tendência, onde podemos destacar as tendências de fundo: que influenciam o social por longos períodos de tempo e as tendências de ciclo curto, que tratam de fenômenos passageiros da moda.


Tendências de fundo


Exemplo: sustentabilidade




Também conhecidas como macrotendências, são classificadas como grandes movimentos socioculturais que influenciam sociedade, cultura e consumo por longos períodos de tempo. Não existe um consenso sobre a duração de uma macrotendência. Para o Future Concept Lab, instituto de pesquisa italiano, as macrotendências.


Tendências de ciclo curto


Tendências de ciclo curto ou microtendências podem ser interpretadas como fenômenos passageiros, como ondas, modismos ou fads, termo em inglês para o efeito de picos de moda. São como uma febre momentânea, que tende a ter um pico de adesão, mas se enfraquece rapidamente


Exemplo: transparência nos calçados





Tendências x Ciclo da moda

Como já vimos, as tendências não têm uma duração específica. No caso da moda não é diferente, mas podemos, através de um gráfico, analisar o seu ciclo de vida. É o que chamamos de ciclo da moda. O ciclo de vida de uma tendência relaciona o número de pessoas que aderiram a um determinado modismo e um intervalo de tempo. Analisando este ciclo, podemos identificar diferentes categorias de tendências de acordo com sua vida útil e velocidade de ascensão e declínio em suas diferentes etapas: lançamento, consenso, aceitação, consumo, cópia, massificação e desgaste.



Entre as principais categorias de tendências, destacam-se:

Clássicos

São tendências duradouras e atemporais independente do curso da moda, produtos clássicos não chegam a de fato "morrer". Normalmente são itens mais básicos que vendem temporada após temporada.


Modismos

São tendências de ciclo curto, mas as preferidas dos varejistas, já que atingem rapidamente um grande público, e garantem produção e venda em grande escala. O ciclo de vida de um modismo atinge o pico de consumo muito rápido e morre logo em seguida.


Ciclo da Moda

Como já vimos, as tendências não têm uma duração específica. No caso da moda não é diferente, mas podemos, através de um gráfico, analisar o seu ciclo de vida. É o que chamamos de ciclo da moda. O ciclo de vida de uma tendência relaciona o número de pessoas que aderiram a um determinado modismo e um intervalo de tempo. Analisando este ciclo, podemos identificar diferentes categorias de tendências de acordo com sua vida útil e velocidade de ascensão e declínio em suas diferentes etapas: lançamento, consenso, aceitação, consumo, cópia, massificação e desgaste.


Ciclo de vida de uma tendência


A tendência se inicia com os inovadores, os primeiros a aderir ao novo movimento ou produto. Em seguida, ela atinge os formadores de opinião ou líderes da moda e finalmente atinge o ponto mais alto da curva, quando atinge a massa. A partir desse estágio, a tendência se populariza e começa a decair, ainda utilizada apenas por retardatários, e em certo momento ela para de ser usada, período que chamamos de morte ou hibernação, já que na moda muitas tendências retornam depois de alguns anos.




Agora que entendemos um pouco sobre o ciclo de moda e a formação das tendências, também vimos como elas podem ser atemporais e variáveis. Entendemos também que, para estar sempre atento e preparado para o mercado é necessário buscar informações constantemente, assim como tudo vem se atualizando em uma proporção enorme com toda essa chuva de informações e a globalização, a moda não fica de fora disso.


Temos este conteúdo completo, com mais exemplos e gráficos explicativos em nossa plataforma, e você pode fazer uma demonstração grátis a qualquer momento. Quer saber como?


Entre em contato com os nossos especialistas pelo WhatsApp e conheça a Use Fashion.


Use Fashion


Tenha o poder de estruturar e crescer sua marca de moda, não importa quão pequena seja!


Com métodos e a informação que você precisa para estruturar sua estratégia de negócios, produzir peças que de sucesso de vendas. A Use Fashion, simplifica os processos da sua empresa para que você possa se concentrar no crescimento da sua marca de moda.