top of page

Dicionário de Moda — Os Principais Termos da Área

Atualizado: 23 de ago. de 2021

A cada temporada de moda, novas tendências são lançadas e outras revisitadas, indo da alta costura ao fast fashion. Porém, com tantas novidades surgindo a todo momento, manter-se atualizada em relação aos termos mais utilizados pode ser realmente desafiador.


Muitas vezes, grande parte das expressões utilizadas por designers e estilistas no dia a dia tem sua origem nas línguas inglesa e francesa, o que pode dificultar ainda mais o entendimento para quem não as compreende. Para conhecer e entender os termos, portanto, é preciso estudar.


Aprendendo com um dicionário de moda


A melhor maneira de conhecer as expressões do mundo fashion é lendo, estudando e consultando um dicionário de moda completo. Aqui na Use Fashion nós selecionamos palavras que fazem parte do dia a dia desse universo, assim você pode se manter sempre atualizada e entender tudo que está acontecendo nesse mundo.


Se você quer ler esse conteúdo realmente completo para consultar sempre que houver necessidade, basta acessar o glossário de moda da Use Fashion! São centenas de termos ilustrados que, com certeza, vão te ajudar a compreender melhor os conceitos da moda.


Veja o que encontrará por lá:


Peças de roupa e acessórios


Todos conhecem bem os termos utilizados para denominar as principais peças de roupa utilizadas no dia a dia, mas, na seleção do nosso dicionário de moda, há também algumas pouco conhecidas.


Você sabia, por exemplo, que sarongue é um tecido amplo feito para ser enrolado no corpo? Ou que norfolk é aquela fita reguladora com botões que vemos em casacos?


Termos técnicos


Os termos técnicos são os que mais costumam gerar dúvidas e também são os mais importantes para que seja possível compreender o processo de produção da moda. Ter repertório neste cenário é primordial.


Palavras como overlock, por exemplo, devem ser conhecidas. Ela é a máquina de costura apropriada para malhas e para acabamentos nas bordas de materiais que desfiam facilmente.


Expressões variadas


Além de peças de roupa, tecidos e termos técnicos de costura, por exemplo, ainda há diversas expressões variadas que não se encaixam em nenhuma dessas categorias.


Andrógino, por exemplo, é a mistura de características femininas e masculinas, um visual que possui características de ambos os sexos. Se interessou? Leia o glossário para ter acesso à íntegra de todos os termos! Continue acompanhando o nosso blog para se manter sempre atualizada.

bottom of page