top of page

Balanço Casa de Criadores: Dia 05

Atualizado: 23 de ago. de 2021

No último dia de evento, a Casa de Criadores trouxe sete marcas para suas passarelas, onde o clima de protesto e ativismo ficou evidente, principalmente através da apresentação das marcas Heloísa Faria, Vicente Perotta e Brechó Replay. Além delas, o dia teve ainda os desfiles coloridos de Martins.Tom e Fernando Cozendey. Por fim, Angela Brito e Saint Studio continuaram a apostar no viés minimalista. Confira abaixo mais sobre as coleções.


Heloísa Faria

Explorando a ideia do escapismo, devido ao atual momento político do Brasil, Heloísa Faria trouxe o céu e as nuvens como lugares de fuga, representando ainda a criatividade e o coletivo. Assim, o azul e o branco permearam toda a coleção, acompanhados por estampas e aplicações que remetiam as nuvens, vistas também através dos materiais macios e na cenografia do desfile. O resultado foi uma coleção comercial e delicada composta principalmente por peças de malharia retilínea.

Saint Studio

Em sua segunda apresentação na Casa de Criadores, a Saint Studio continuou a explorar a estética minimalista, DNA da marca, se inspirando nas linhas e curvas da arquitetura. A cartela neutra composta por cinza e areia foi complementada por vermelho e ferrugem, aplicados em conjuntos estruturados femininos e masculinos.

Angela Brito

Batizada de Vento Leste” a coleção de Angela Brito se inspirou nas mudanças repentinas criadas por esse fenômeno da natureza, representando, também, o deslocamento das minorias nos últimos anos. Isso tudo se refletiu em peças estruturadas feitas predominantemente de algodão, com detalhes inusitados nas modelagens, como as mangas presunto e pregas rígidas, deixando aplicações, estampas e aviamentos de lado. A cartela também se manteve simplificada, composta por bege e branco, e pontuada por vermelho e azul-marinho.

Martins.Tom

Inspirado no universo da sua avó, o estilista Tom Martins criou padronagens coloridas e, por vezes, misturadas entre si estampando as típicas peças em modelagens oversized da marca e tecidos maleáveis, em que conjuntos e caftãs se destacam, tanto para homens quanto mulheres. Além disso, a coleção também introduziu silhuetas levemente estruturadas, como o conjunto marrom.

Fernando Cozendey

Fernando Cozendey apresentou uma coleção inspirada nos esportes automotivos, trazendo elementos como o xadrez quadriculado e a combinação de preto, branco e tons primários como o amarelo, trabalhados dentro de uma estética pop familiar para o estilista. Peças ajustadas como bodies e conjuntos foram apresentadas em materiais envernizados, com um toque sensual.

Vicente Perrota

Estreante na Casa de Criadores, Vicente Perrota trouxe uma coleção-manifesto, questionando construções limitadas de identidade e colocando a roupa como parte de uma performance. Assim, sua coleção apresentou diversos elementos misturados, como patchworks, estampas e sobreposições, vistos em peças sem gênero, como conjuntos e vestidos de corte reto.

Brechó Replay + Inserto

Fechando a 44ª edição do evento, o Brechó Replay se juntou a marca conceitual Inserto, criando uma coleção inspirada nas salas de aula com estética que referenciou diretamente os anos 2000. Entraram aqui elementos como estampas tribais, comprimentos encurtados e materiais acetinados. Enquanto as peças traziam bastante informação, a cartela se manteve simplificada, composta por tons neutros claros.

.cleanslate em{ display: none !important; }

Imagens: © Marcelo Soubhia / FOTOSITE.

bottom of page