top of page

Você sabe a diferença entre a moda no Brasil e no mundo?

Atualizado: 23 de ago. de 2021

Qual a identidade da moda brasileira? O que nos diferencia do restante do mundo? Quais são as características intrínsecas aos nossos costumes? O que nos define? Todos esses questionamentos empíricos nos ajudam a compreender a moda no Brasil e os motivos pelos quais somos únicos em relação ao restante do mundo.


O primeiro passo para responder essas perguntas é compreender que, apesar da moda ser global, cada lugar — não apenas o Brasil — tem as suas peculiaridades. É preciso estar atento às tendências globais, mas todos têm sua identidade nacional que reflete na produção de moda.


Moda no Brasil vs. moda no restante do mundo


Quando falamos em identidade de moda brasileira, muitos logo pensam em estampas de bananas e palmeiras. Apesar de símbolos como esses também estarem inseridos na nossa cultura, eles representam apenas um pequeno pedaço de nossa indústria.


É impossível encaixar nossas marcas nos padrões do restante do mundo, exatamente porque a moda no Brasil é única. Cada região conta com seus próprios hábitos de consumo.


Na Europa, por exemplo, não é comum adquirir produtos de tecidos de poliéster. No Oriente Médio, o comprimento das mangas e das barras é sempre mais longo. Já no Japão, a busca é por modelos fora do comum, coloridos e criativos. Os biquínis nos Estados Unidos têm a calcinha bem mais larga do que a brasileira, e por aí vai.


Para quem quer exportar produtos, a ideia é não generalizar tendências e pensar nos hábitos de consumo, adaptando as estéticas e conceitos.


O tal do “made in Brazil”


O Brasil, por ser um país de dimensões continentais, também conta com pequenas divisões regionais, onde os hábitos de consumo e a cultura se diferem.


O made in Brazil é proveniente de uma verdadeira sopa cultural. Temos origens indígenas, africanas, portuguesas e a miscigenação é praticamente impossível de se mapear.

É exatamente por esse motivo que o estilo brasileiro encanta o restante do mundo. O que fazemos hoje é um reflexo de mais de 500 anos de uma história complexa e cheia de idas e vindas.


Mesmo tendo em vista as grandes tendências do universo fashion, é preciso fazer suas próprias interpretações — não apenas do produto, mas do próprio conceito daquela tendência.


Se você quer entender melhor sobre a conexão entre a moda no Brasil e no mundo em tempo real, conte com a plataforma Use Fashion para te ajudar. Nós te auxiliamos para entender em quais tendências você deve apostar, quando e de que forma, além de reunir informações relevantes e referências do mercado em um só lugar.


Teste a Use Fashion gratuitamente e acompanhe o blog para saber mais!

bottom of page