• Júlia Rezende

Você sabe o que é um marketplace?

Se você tem uma marca, certamente já ouviu falar sobre marketplace. Mas não necessariamente sabe o que o termo significa ou qual a influência que esse modelo de negócio pode ter sobre as suas vendas.


Podemos dizer que o marketplace funciona mais ou menos como um “shopping center online”, ou seja, nos remete a uma ideia mais coletiva de vendas online. Nesse sentido, em um mesmo site você pode encontrar - e comprar – diversas marcas ou até mesmo diversos produtos. Para facilitar a explicação:

  • Quando você entra em um e-commerce de uma marca X, só existe a opção de comprar produtos da marca X e que são enviados pela marca X.

  • Quando você entra em um marketplace Z, você encontra opções de produtos de marcas A, C, F e inclusive X, que são enviados pela empresa Z.

Existem muitas vantagens em relação ao marketplace não só para o lado do cliente como também para o do lojista. Para o primeiro, a praticidade é o maior destaque. Afinal, como já falamos, em apenas um site o consumidor consegue comparar preços de diversas marcas. Já para o lojista, as vantagens estão mais relacionadas à visibilidade da marca, porque o marketplace se responsabiliza pelas estratégias de marketing digital – SEO, Ads, por exemplo. Por conta disso, marcas pequenas acabam tendo um alcance maior e também ganhando uma certa reputação e credibilidade junto ao consumidor.


Como vender em um marketplace?


Em primeiro lugar, é extremamente importante que você analise as opções de marketplaces e selecione aqueles que se adequem à persona da sua marca. Tudo deve estar alinhado e fazer sentido com o seu perfil!


Após essa seleção, atente-se à comissão cobrada pela empresa que gerencia o marketplace. Esse valor varia bastante, podendo significar de 9,5% a 30% do valor final da venda, e está completamente relacionado ao nível de divulgação combinado no contrato – quanto maior a divulgação do seu produto, maior a comissão.


Não se esqueça de ler detalhadamente as condições das políticas e termos da plataforma e, claro, os prazos de liberação dos valores das vendas dos seus produtos. Se você tiver dúvidas sobre métodos de pagamento online e prazos, temos um post sobre isso.


Gostou desse conteúdo? Na Use Fashion trazemos as informações que você precisa para criar produtos comerciais e coleções assertivas o ano todo. Quer saber como podemos te ajudar ainda mais? Fale com a gente, é só clicar aqui!



USE FASHION

AJUDA

CONTATO

+55 11 4858-9425

contato@usefashion.com

FIQUE SEMPRE ATUALIZADO

com nossas newsletters semanais

  • Facebook
  • Instagram
  • Black LinkedIn Icon
  • Pinterest