• Polyana Gouvêa

Vida Funcional: À necessidade de praticidade!

A pandemia do Covid-19 impacta o comportamento e a moda por mais uma temporada. O principal reflexo nesse estilo são os novos hábitos adquiridos graças aos cuidados que foram introduzidos no cotidiano. Agora, frente ao de uso de máscara, limpeza constante das mãos e preferência por não tocar em superfícies e objetos quando não for necessário, novos produtos se tornam importantes no dia a dia. Cases para separar máscaras limpas das usadas, chaveiros que funcionam para apertar botões sem contato e correntes ou cordões para segurar máscaras (como as de óculos) são alguns exemplos.


Marine Serre

Além disso, a imposição da proteção se alia à necessidade de praticidade. Dessa forma, a estética utilitária que vinha ganhando força nas últimas temporadas perde em peso e ganha em funcionalidade. Elementos chave do estilo seguem relevantes, como bolsos, peças modulares e tecnologias que tornam as roupas mais inteligentes. Porém, a busca é por um cotidiano descomplicado, que abre a possibilidade de trabalhar o minimalismo e a elegância nesse contexto.




Atualizações

  • No inverno 2021, o estilo masculino Escapismo Utilitário trouxe a estética carregada, pensada para momentos de fuga urbana e retorno à natureza, além de ter a apreensão pelo futuro do planeta como uma das principais referências;

  • Para o verão 2021/22, em Praticidade Cotidiana, o utilitário ganhou um olhar leve, colorido e urbano, pensado para o uso na "vida real", no aqui e agora, chegando ao mercado justamente junto com as mudanças trazidas pela pandemia do Covid-19;

  • No verão 2021/22, a proposta de trazer leveza ao utilitarismo se prolonga, e agora com um toque de elegância. A ideia é pensar em praticidade, sem peças pesadas, com foco apenas no funcional - e isso vale também para tecidos inteligentes, acessórios e elementos que complementam o vestuário.