top of page

Tendência de mercado: collabs entre marcas de moda

Atualizado: 23 de ago. de 2021

As collabs ou parcerias são utilizadas com a intenção de gerar reconhecimento, reforçar o branding de marca e criar um senso de urgência para as compras. Essas parcerias podem acontecer entre inúmeros segmentos de mercado, mas quando se pensa em collabs entre marcas de moda, geralmente coleções cápsulas com mix de produto reduzido e peças-chave são a preferência entre as estratégias. Neste cenário de incerteza e crise no qual estamos vivendo, as marcas brasileiras e internacionais têm se voltado para essa estratégia a fim de alavancar vendas e gerar buzz.


Pensando nas parcerias

As coleções cápsulas não são a única forma de fazer uma collab entre marcas de moda. Criar um produto específico, especialmente se as marcas são de segmentos distintos, pode ser uma estratégia importante para gerar um senso maior de urgência. Além disso, pensar em parcerias para datas comemorativas é uma boa forma de trazer novidade e exclusividade.


Escolhendo as marcas parceiras

As parcerias entre duas marcas de moda, pode ser uma estratégia desafiadora. Por isso, ao pensar em possíveis parceiros, é importante unir forças com marcas que tenham sinergia, que tenham conceitos, ideologias e identidade parecidas.


Divulgando a collab

Para divulgar a parceria é importante que o canal das duas marcas esteja envolvido, e que exista um planejamento de divulgação para evitar que uma ofusque a outra. Ainda, é importante que as duas marcas consigam manter uma conversa, em todos os pontos de contato. Vídeos que contam a história pode ser uma estratégia interessante para iniciar essa conversa.


Objetivos de marketing

As collabs, fazem parte de uma estratégia de marketing e por isso, é importante definir os objetivos para mapear melhor os resultados. Pensar em metas mais tangíveis, como valor e volume é uma maneira fácil de entender o resultado, mas sair da caixa e traçar objetivos mais qualitativos como branding e reconhecimento de marca é importante para ter uma visão mais completa.


Exemplos para se inspirar

Levi's x Farm


C&A x Tryia


JW Anderson x Uniqlo Collab


bottom of page