• Polyana Gouvêa

Sustentabilidade na moda: Como ser uma empresa mais sustentável?

Desde o início da pandemia do COVID-19, diversas tendências de comportamento e de consumo foram aceleradas, se tornando ainda mais importantes e eminentes para consumidores, que adquiriram novos hábitos e rotinas. Fatores como sentimentos de medo e insegurança, além da crise econômica causada pela longa quarentena, colocam a compra de produtos de moda em segundo plano, fazendo com que a indústria precise, novamente, se adaptar para esse novo cenário de consumo.


Apesar do vírus não ser um reflexo direto do mercado da moda, a sua rápida disseminação e o isolamento social em massa fez com que muitas pessoas começassem a se questionar sobre diversas questões da nossa sociedade, inclusive a forma com que estamos consumindo. O atual estado da cadeia de produção da moda inevitavelmente entrou em cheque, na medida que passamos a reavaliar nossos hábitos e percebemos de forma mais evidente que o atual estilo de vida não é mais sustentável para o planeta.


O mundo está mudando, e é importante as marcas de moda estarem acompanhando esse processo. A sustentabilidade vem sendo um tema essencial não só para os consumidores, mas também como uma estratégia de negócio. Por isso, selecionamos algumas atitudes práticas e rápidas, podem ser trabalhadas no seu negócio de moda.


Embalagens

Uma das medidas mais rápidas e visível aos olhos dos consumidores, é a troca por embalagens mais sustentáveis. Reduza o uso do plástico o máximo que puder.


Apoiar causas ambientais

As marcas precisam fazer parte da causa sustentável de uma forma mais ampla, entrando em debates e conversas para encontrar soluções inovadoras que vão impactar menos no meio ambiente.


Materiais

Potencialmente, uma das mais difíceis de implementar é reavaliar onde seus produtos são adquiridos, de quais materiais são feitos e como são feitos. Uma pesquisa da Nosto diz que 73% dos entrevistados consideram o uso de materiais renováveis e recicláveis como uma área importante para as empresas de moda se concentrarem.


Proporcione qualidade de vida para os seus colaboradores