• juliarezende

Saiba mais sobre o Polo Têxtil de Santa Catarina

A indústria têxtil e a moda andam juntas. Não adianta ficarmos atentos às tendências desfiladas e nos esquecermos das transformações que o segmento sofre ao longo do tempo. Sabendo disso, durante o mês de março, feremos uma série de posts dedicados aos principais polos têxteis brasileiros.


Para entrarmos no clima: você sabia que o Brasil detém a quinta maior indústria têxtil do mundo, sendo responsável por 2,4% da produção mundial de têxteis? Além disso, segundo dados divulgados pela ABIT, o faturamento da Cadeia Têxtil e de Confecção no ano passado foi de US$ 48,3 bilhões.


O primeiro polo escolhido é o localizado no estado de Santa Catarina e reconhecido internacionalmente, sendo detentor de 36,8% de toda a produção nacional de artigos têxteis – dados de 2017.


A história da região começou com os imigrantes europeus que, ao chegarem no Vale do Itajaí (uma das regiões mais quentes do estado), passaram a usar a malha para roupas comuns, como camisetas do dia a dia. Este acontecimento alavancou a indústria têxtil de Santa Catarina, tornando-a mais atrativa para investidores e referência nos quesitos qualidade e produtividade.


Uma característica muito distinta e responsável pela importância deste polo é a consolidação de todos os serviços no Estado, os produtores de tecido e os responsáveis pela matéria prima, por exemplo, têm uma boa rede de distribuição e suas áreas de atuação não são tão distantes entre si. Isto é, todos os estágios do processo têxtil estão próximos, o que facilita e otimiza toda a cadeia. Por isso, podemos dizer que este polo é capaz de oferecer desde a matéria prima até o produto final.


Também não podemos nos esquece da relevância que Santa Catarina tem no setor acadêmico. Afinal, na década de 1990, houve um grande investimento por parte da indústria em tecnologia e especialização da mão de obra. Lá são encontradas grandes universidades, profissionais renomados na área e grandes feiras, como a Febratex.


Gostou de saber um pouco mais sobre o Polo têxtil de Santa Catarina?Aqui na Use Fashion, nós acreditamos que informação nunca é demais! Além disso, estar a par dos focos de investimento da indústria é super importante para você ter novas ideias e expandir suas oportunidades de atuação. Não deixe de acompanhar o nosso blog descobrir mais sobre os outros polos brasileiros.

USE FASHION

AJUDA

CONTATO

+55 11 4858-9425

contato@usefashion.com

  • Facebook
  • Instagram
  • Black LinkedIn Icon
  • Pinterest

FIQUE SEMPRE ATUALIZADO

com nossas newsletters semanais