top of page

Permuta com Digital Influencer — Investir ou Não?

Atualizado: 23 de ago. de 2021

Se há alguns anos, as mídias tradicionais — revistas, jornais, televisão e rádio — eram a única forma de divulgar suas criações, hoje o cenário é completamente diferente. Agora temos as mídias sociais, que transformaram completamente a prática de anunciar marcas e produtos. Uma das mais novas maneiras de se fazer isso é por meio da permuta com digital influencer.

O assunto é polêmico e, por isso, vamos falar um pouco mais sobre como funciona essa modalidade, seus pontos fortes e fracos. Confira o que preparamos e descubra!


Afinal, o que é uma permuta com digital influencer?

Hoje, os influenciadores digitais são parte importante da maioria das estratégias de marketing e divulgação que vemos no mercado. É impossível negar a importância, o peso e o poder que os criadores de conteúdo têm nas redes. Afinal, eles realmente podem interferir na decisão de compra de uma pessoa.


Existem diversas maneiras de se negociar com um influenciador. Há pessoas que fazem contato apenas por intermédio de agências, outros por meio de uma equipe comercial e alguns até negociam por si mesmos.


No meio digital, é comum marcas realizarem permuta com digital influencer. Nesse caso, a empresa dá ao criador de conteúdo seu produto ou serviço em troca de uma divulgação daquilo.


Será que vale a pena?


Agora que você já entende mais sobre o assunto, pode saber se vale ou não a pena fazer permuta com digital influencer. A primeira coisa que precisa ter em mente é que fazer isso é diferente de presentear.


Na permuta, o criador de conteúdo tem um dever para com a marca, já que o produto ou serviço que recebeu não é apenas um presente.


Portanto, o cenário ideal é desenvolver um contrato e ter as obrigações dos dois lados documentadas, caso seja preciso recorrer de alguma maneira. Dessa forma, você e o influenciador estão protegidos.

Além disso, é preciso combinar exatamente qual será o escopo da prática. Você dará quantas peças em troca de quantos posts em redes sociais? Esses posts serão feitos onde (Stories, feed, IGTV)? Combine, também, dia e horário para a postagem acontecer. Nada deve ser feito sem um acordo prévio.


Seguindo essas dicas, com certeza fará uma permuta eficiente! Para aprender mais estratégias para seu negócio de moda, continue acompanhando a Use Fashion!

bottom of page