top of page

Para se inspirar: Campanhas da moda que pararam a internet

O mês de novembro é considerado um mês bastante agitado para as marcas de moda. Muitas, começam a lançar suas campanhas em Outubro e por isso, Novembro se torna um mês decisivo para as vendas. Além de ser um mês marcado pela conhecida "Black Friday" e portanto, de muitas promoções, é também um mês de alguns lançamentos mais pontuais como as coleções cápsulas.

Duas marcas internacionais pararam a internet nesse mês com as suas campanhas, a Gucci com o anuncio do lançamento dos seus fashion films e a Jacquemus com a publicação de um Reels no Instragam. O foco das duas campanhas foi a preparação para a divulgação das novas coleções. A Europa está passando por uma nova onda de lockdown devido à pandemia, e por isso as marcas estão se preparando para uma caída nas vendas.

Criar campanhas de moda que se destacam e que gerem alcance e desejo não é uma tarefa fácil. Atualmente, somos bombardeados com novidades constantemente, e conteúdos que se destoam podem ser difíceis de alcançar.

Recentemente, a Jacquemus postou em seu Instagram um Reels que mostrava uma máquina de venda automática que fazia a simulação com as bolsas e carteiras mais celebradas da marca. Esse vídeo foi um spoiler para o lançamento da sua coleção cápsula intitulada "L'année 97" e gerou milhares de likes e compartilhamentos.

Essa campanha teve tudo para dar certo. Desde que o Reels foi lançado pelo Instagram, o algoritmo da plataforma tem valorizado contas que publicam esta nova feature, trazendo mais reconhecimento e alcance para esses perfis.

Coincidentemente, a Gucci anunciou que a sua nova coleção "Overture of Something that Never Ended" será lançada através de uma campanha de durará uma semana. Nessa semana a marca irá divulgar vários filmes de moda co-dirigidos pelo designer Alessandro Michele e Gus Van Sant. O projeto foi qualificado como um cinema digital inovador e mais 15 designers independentes foram convidados para participar.

O que essas duas iniciativas têm em comum é o objetivo de gerar expectativa e despertar curiosidade no consumidor, antes da coleção ser lançada. Essa estratégia de pré-lançamento é uma das mais importantes para trazer atenção para a marca.

O segredo é criar desejo por meio da curiosidade, antes mesmo do lançamento da coleção.

bottom of page