top of page

Fotografia de Moda — Como Valorizar Sua Coleção

Atualizado: 23 de ago. de 2021

O famoso ditado “uma imagem vale mais do que mil palavras”, com certeza se faz valer quando o assunto é fotografia de moda.


Na hora de produzir uma nova coleção, temos que idealizar uma série de passos antes da concretização efetiva dos novos produtos, certo? É preciso pesquisar, reunir referências, fazer brainstorms, testes e, é claro, produzir as peças. Mas, depois de pronta, é preciso comunicá-la para o seu consumidor, e é aí que a fotografia entra.


A importância da fotografia de moda


A fotografia de moda é diferente das outras modalidades de foto. O objetivo central desse tipo de trabalho é mostrar ao consumidor os detalhes das peças de uma nova coleção e transparecer todo o conceito daquela criação.


As imagens trazem consigo um apelo único, pois é possível contar uma história inteira apenas por meio da composição dos elementos no quadro. Vale lembrar que, para um editorial ou catálogo, por exemplo, ser efetivo, ele deve estar em sincronia com as inspirações e objetivos da coleção em questão.


Dicas para valorizar suas coleção com fotos


Agora que você já entende a importância da fotografia de moda, vamos te passar algumas dicas interessantes para te ajudar a desenvolver as melhores imagens para ilustrar suas criações, veja:

  1. escolha um bom fotógrafo — a visão do fotógrafo é essencial para que você consiga passar a imagem que deseja nas fotos. Portanto, escolha um que dê match com o que deseja, checando seu portfólio antes da contratação;

  2. tenha referências — inspire-se em editoriais de moda que te agradam para criar novas ideias para os seus;

  3. garanta a pré-produção — equipamentos são importantes para um ensaio de qualidade. Garanta que há softbox, iluminadores e refletores;

  4. pense na composição antes das fotos — defina o tema, o ambiente, o tipo de iluminação, as cores e as peças que serão utilizadas pelas modelos;

  5. contrate um maquiador e cabeleireiro — contar com um especialista para fazer cabelo e maquiagem também é parte primordial da fotografia de moda. Mesmo se quiser uma modelo com make “nada”, ainda sim é preciso ter um profissional para conseguir passar essa sensação ao público. Não negligencie essa necessidade!

Gostou das nossas dicas para conseguir as melhores imagens por meio da fotografia de moda? Aqui na Use Fashion nós temos muitos outros artigos como esse com dicas para te ajudar. Confira as novidades!

bottom of page