top of page

Destaques do Inspiramais 2020_II

Atualizado: 23 de ago. de 2021

O Inspiramais 2020_II aconteceu entre os dias 04 e 05 de junho, em São Paulo, e comemorou os 10 anos de evento, tendo já se estabelecido como o principal Salão de Design da América Latina. Esta edição foi pautada pelo tema Zen, que fala sobre ter consciência sobre o próximo e o respeito à individualidade, mostrando que o que é essencial é algo que beneficie tanto as empresas quanto o consumidor. O evento contou ainda com o Espaço Inovação, que trouxe palestras de diferentes profissionais da indústria de moda brasileira, o Preview do Couro para 2021, mais uma edição do projeto Referências Brasileiras e os projetos Inovamais e Conexão Criativa e Comercial 2020_II. Veja abaixo os destaques desta edição do Inspiramais.


Inovamais | Conexão Criativa e Comercial


Ambos os projetos Inovamais e Conexão Criativa e Comercial tem a proposta de criar uma moda autêntica brasileira, envolvendo toda a indústria. Enquanto o Inovamais promove o desenvolvimento de materiais afim de impulsionar a competitividade e o desenvolvimento tecnológico da indústria, o Conexão Criativa e Comercial apoia iniciativas que combinem pluralidade, sustentabilidade e tecnologia ao trabalho artesanal.


Entre as 24 empresas selecionadas para apresentarem seus produtos, os highlights foram:

  1. Superfícies e produtos realizados com borra de café e aglutinantes naturais;

  2. Biotecidos desenvolvidos a partir de cultivo de bactérias;

  3. Solados e produtos de látex;

  4. Tecidos e aviamentos naturais com tingimento vegetal;

  5. Aviamentos com recuperação de plásticos descartados.

Preview do Couro


Nesta edição do Preview do Couro, que traz os lançamentos do setor coureiro para o primeiro semestre de 2021, a palavra ‘Sincronia’ foi a base para a criação dos artigos, que seguiram uma reflexão sobre os conceitos de conectividade, conteúdo e tecnologia na qual vivemos atualmente. O resultado foi o desenvolvimento de couros ora com pinturas e acabamentos metalizados, ora com seu aspecto natural. Assim, vemos peles com recortes, vazados e linhas geométricas, além das versões com estampas.


Referências Brasileiras


Se na última edição a designer e pesquisadora Julia Webber olhou para a Bahia para se inspirar, nesta edição focou na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, cidade fundada por D. Pedro II em um período de muitas descobertas científicas. Foi lá, também, que Santos Dumont vivia e dava início a diversas de suas invenções, o que simboliza a ideia do projeto: inventar uma nova década. Assim, estampas inspirada na natureza e em cartografia são notadas, além de uma cartela de cores extensa que vai dos neutros escuros aos vibrantes.


Imagens: Use Fashion

bottom of page