top of page

Conhecendo o cliente Use Fashion: Grupo Sônia

Atualizado: 23 de ago. de 2021

Da série, conhecendo a Use Fashion com os nossos clientes, hoje trouxemos o Franco Aurelio Raviccini, designer de produto e modelista no Grupo Sônia.


O Grupo Sônia, cliente da Use Fashion a mais de três anos, é uma confecção de roupas infantis que trabalha atualmente com três linhas: Linna Valentinna, DNM e Two Angels.


Inspire-se na trajetória do Franco e veja como foi a sua experiência com a Use Fashion. Confira a entrevista:


Quais eram as dificuldades que você encontrava na sua vida/negócio antes de conhecer a Use Fashion?

Os desafios eram mais a questão de informações de tendências e as confirmações.

Hoje, eu estudo o que a Use Fashion traz de informação, imprimo os relatórios para ter os papéis em mãos e crio um moodboard na qual eu sempre estou olhando, observando e qualquer dúvida que eu tenho eu busco novamente na plataforma.

Então é mais a questão de informações, principalmente a cartela de cores que é a maior demanda no segmento infantil, e que para mim é primordial além de estampas.

As confirmações de estampas são um pouco mais difíceis, entretanto, depois de assinar a Use Fashion, a plataforma ajudou muito, principalmente por ter dado um norte em relação aos elementos, o que seria uma tendência ou não.

Você já tinha tentado solucionar esse problema antes? Como?

Antes a gente viajava em torno de duas vezes na Europa, então pegava essas informações em feiras, além de pesquisas e confirmações nas ruas.

Depois da crise econômica no País, optamos por não viajar mais. Além disso assinávamos também algumas revistas que traziam algum direcionamento e buscávamos em alguns sites, apesar de algumas informações chegarem um pouco atrasadas no Brasil, pois o varejo internacional não possui o mesmo time de vendas Brasileiro.

Começamos a aprimorar nossos produtos buscando informações com os nossos clientes lojistas também, e a partir daí sentimos a necessidade de algumas alterações por parte de produtos ou cores que apesar de ser tendência não vendia.

Essa era a nossa base antes, e é claro depois com a Use Fashion ajudou muito! Pois agora temos todas as informações, direcionamentos e tendências sem sair do lugar.

O que te fez decidir assinar a Use Fashion?

A necessidade de ter essas informações. Informações de previsões de tendência, das cartela de cores e outras.

Quais resultados você alcançou seguindo nossos direcionamentos?

Foram resultados bastantes assertivos, pois a informação na qual é apresentado na plataforma são informações confirmadas do mundo da moda. Então a gente pega um pouco da experiência que temos de venda e números de coleções anteriores, mas as tendências que são apresentadas pela plataforma e partir disso fazemos essa somatória do resultado final.

Os resultados foram bastante positivos e a gente tem acertado bastante nas coleções.

Em quanto tempo você começou a ver resultados?

Entre a primeira e a segunda coleção, entre 6 meses a 1 ano.

Na primeira coleção você começa a usar as direções, entretanto ficamos um pouco inseguros se essas informações eram confiáveis ou não, e depois, na segunda coleção a gente percebeu que o que apostamos deu certo e assim começamos a confiar nas informações que eram/são apresentadas pela plataforma.

É algo gradativo, você busca, coloca em prática e analisa essas informações e no final vimos que realmente foi bastante positivo.

Dentre os conteúdos qual que você mais usa na plataforma Use Fashion? Por quê?

Segmento infantil, pois é o segmento no qual eu trabalho.

Às vezes eu visito o segmento do adulto por ele está influenciando o mercado infantil, apesar de ser algo que não sou a favor, pois gosto do colorido nas crianças, mas eu sempre dou uma olhada. Além disso, os relatórios de cores e estampas.

Você lembra de algum produto/tendência específico que apostou com base nos nossos direcionamentos e deu certo?

Eu extraio basicamente tudo da Use Fashion então não tenho um produto específico. Basicamente toda a coleção é pega da Use Fashion, apesar de ter ideias em outros sites, a base é da Use Fashion. Quando a Use Fashion traz os temas dos segmentos infantis, eu imprimo e crio as minhas cartelas de cores, e essa cartela de cores é meu norte. Então eu não consigo falar um produto específico, já que quase 100% da coleção eu consigo extrair da plataforma

Porque você considera que ele deu certo?

Por ser informações assertivas com base em pesquisa e análises.

Se você pudesse indicar a Use Fashion para alguém em 1 frase, como faria?

A Use Fashion é uma plataforma que traz conteúdos assertivos nas tendências , cartelas de cores que para mim é o principal de toda a coleção, então eu super recomendo!


Como foi a Use Fashion para você em tempos de pandemia?

Com a Use Fashion a gente conseguiu antecipar bem as informações, entretanto mesmo antecipando, a gente teve também a dificuldade com a matéria prima, que aí é algo que não dependia da Use Fashion. Mas ajudou bastante.



bottom of page