top of page

Como Desenvolver Uma Coleção de Moda Inovadora

Atualizado: 23 de ago. de 2021

O que é criar uma coleção de moda inovadora? Pensar fora da caixa é o caminho que todos buscam tomar para se destacar, mas será que é o suficiente? No mundo da moda, há muito mais por trás do processo criativo do que se pode imaginar.


Por isso, separamos algumas dicas para inovar cada vez mais. Confira!


Criando uma coleção de moda inovadora

Para que sua próxima coleção de moda seja inovadora e, consequentemente, inesquecível, siga esses passos simples que te guiarão rumo ao sucesso:


1. Pesquise muito


A moda está em constante mudança e, para acompanhar esse ritmo, é preciso se atualizar o tempo todo. Por isso, pesquise muito, não apenas o que está acontecendo, mas o que está por vir. Quais as apostas para o setor? Como andam as tendências lá fora? Como você pode aplicar tudo isso na sua coleção de acordo com seu público?


Pense nisso tudo e otimize sua pesquisa por meio de ferramentas e plataformas de tendência, assim conseguirá agilizar todo o processo criativo sem comprometer a qualidade do resultado.


2. Transmita uma mensagem


Dizem que moda é uma maneira de se expressar, certo? Então, ao criar sua coleção, que tal usá-la para transmitir uma mensagem? Mais do que um conjunto de tendências, desenvolver uma coleção é uma nova oportunidade de dizer, por meio das peças, o que quiser ao mundo.

No SPFW de 2019, por exemplo, muitas marcas usaram as passarelas da semana de moda paulistana para falar sobre questões de gênero e política nacional, como foi o caso da Också, Beira, Another Place e João Pimenta.


3. Pense na moda consciente


Não dá mais para falar de moda sem pensar no impacto desse setor no presente e futuro do mundo em que vivemos. A moda sustentável vem conquistando cada dia mais espaço, nas passarelas e nas vitrines, para estimular o consumo consciente e o reaproveitamento no setor, que muda a todo instante.


Por esse motivo, a tecnologia é a grande aliada na criação de coleções inovadoras, com tecidos de algodão sustentável e reutilização de matéria-prima. A Fabiana Milazzo, por exemplo, desfilou no SPFW uma coleção feita com tecidos criados a partir materiais descartáveis e técnicas de upcycling. Bacana, não acha?


Faça um exercício mental, anote sua ideias, busque ou crie novas tendências e tecnologias! Esse é o primeiro passo para inovar! Com essas dicas simples, criar uma coleção de moda ficou mais fácil! Confira outras sugestões inspiradoras aqui no blog da Use Fashion

bottom of page