top of page

Como Comprar Tecidos Para Confecção de Roupas

Atualizado: 23 de ago. de 2021

Saber como comprar tecidos para confecção de roupas é uma das principais dúvidas de quem trabalha no mundo da moda. Isso porque eles têm um impacto direto na produção e no resultado final!


De nada adianta criar algo bonito que não seja confortável e vice-versa, mas, ao mesmo tempo, é preciso que o tecido seja acessível e caiba no orçamento. Por isso, se quer criar peças lindas que façam seu cliente ter prazer em vesti-las, é importante fazer a escolha certa!


Dicas de como comprar tecidos para confecção de roupas


Para saber como comprar tecidos para confecção de roupas, os cuidados começam lá na criação da sua coleção. Você precisa, antes e tudo, se atentar ao perfil de marca:

  1. fast-fashion: é aceitável o uso de tecidos com uma vida útil menor;

  2. premium: pede materiais com uma durabilidade maior.

Essa percepção é tida, principalmente, por meio da composição dos tecidos, que pode ser de fibras naturais, sintéticas ou uma mistura das duas. Lembrando que há algumas variáveis. As naturais, por exemplo, não significam, necessariamente, maior durabilidade, assim como muitas sintéticas podem ser mais duráveis.


Por isso, é fundamental ter um bom conhecimento dessas composições e do material oferecido pelo fornecedor.


Outros pontos que devem ser levados em consideração ao escolher os tecidos são segmento, caimento — se é ideal para cada peça desenvolvida — e se há encolhimento após a lavagem. Caso tenha, compre uma quantidade maior dentro da margem de perda do material.

Escolhendo o fornecedor ideal


Depois que a coleção foi desenvolvida e o responsável pela compra dos tecidos já tem todas as informações necessárias na ficha técnica, é hora de escolher o fornecedor.


Este é um dos momentos mais importantes para quem quer aprender como comprar tecidos para confecção de roupas. Para fazer um bom negócio, avalie os seguintes quesitos:

  1. preço;

  2. qualidade;

  3. agilidade;

  4. prazo de entrega;

  5. mix de produtos que atenda sua demanda.

O indicado é que seja feito, ao menos, três orçamentos com fornecedores diferentes, para poder fazer uma boa comparação e entender qual atende melhor suas necessidades.


Lembrando que tudo vai depender, também, da quantidade de materiais diferentes que existe na sua coleção. Pode ser que você opte por um fornecedor para cada material, ou escolha aquele com o mix de produtos mais completo.


Caso seja difícil encontrar os tecidos ou os preços estejam muito fora do orçamento, um ajuste é feito com o pessoal de criação para encontrar substitutos que não interfiram no resultado final. Agora que você já sabe como comprar tecidos para confecção de roupas, fique de olho aqui no blog da Use Fashion para mais dicas bacanas como essas!

bottom of page