top of page

Balanço SPFW: Dia 02

Atualizado: 23 de ago. de 2021

O segundo dia de desfiles de SPFW foi movimentado, pontuado por marcas já recorrentes no evento, retornos e estreantes, trazendo principalmente uma moda casual para homens e mulheres. Osklen, Patricia Viera, Torinno, Modem e João Pimenta (feminino), foram os nomes que passaram pela passarela do evento. Abaixo, saiba mais sobre cada uma das coleções!


Osklen

Na temporada passada, a Osklen de Oskar Metsavaht já mostrou que a sustentabilidade é um dos direcionamentos mais importantes para a marca. Agora, na SPFWN46, a mesma reforça esse posicionamento ao apresentar a coleção ASAP Oceans, como uma espécie de manifesto em prol dos mares e oceanos. Refletindo a parceria da Osklen com o Instituto-E (do qual Oskar é presidente), a coleção dessa temporada é uma forma de conscientizar, trazendo a fusão entre o universo náutico, uniformes de mergulho e a figura do pescador. Na prática, a coleção explorou a economia colaborativa ao trazer parcerias com a Casa do Cacete para criação de estampas, com a cooperativa Bordando o Futuro nas bolsas em macramê, e com a ArteSol no desenvolvimento de peças e acessórios artesanais. No vestuário, destacaram-se as silhuetas fluídas e modelagens alongadas, representadas por regatas, saias, vestidos e jardineiras.

Patricia Viera

Essa edição do SPFW marca o retorno de Patrícia Viera para o line-up do evento. Conhecida por seu trabalho com couro, a estilista trouxe a cultura e as belezas naturais peruanas como sua inspiração. Valorizando shapes mais próximos ao corpo, um dos grandes destaques é o uso de brilhos através de aplicações e matérias-primas metalizadas. Superfeminina, atente para saias e tops com bordados feitos à mão em parceria com a desinger brasileira Natalia Rios, e para os cortes de alfaiataria, resultado da colaboração com Alexandre Matos. Ajudando a compor a coleção, botas com amarração e cano baixo, além dos laços amarrados na cabeça, reforçaram o romantismo proposto pela estilista.

Torinno

Em sua estreia no SPFW, a Torinno, dirigida por Luis Fiod, trouxe um visual pesado e urbano para a passarela, baseado em três pilares principais: floresta, exército e pisos de demolição. Com a estética masculinizada predominante, materiais como couro, malhas de algodão, moletom de plush e seda, esse último principalmente nas peças de alfaiataria, foram trabalhados. Repare que os cortes mais retos foram predominantes, com volumes pontuais nas mangas. Já nas superfícies, chamaram a atenção as estampas, batizadas de “madeira” e “marchetaria“, inspiradas em pisos demolidos, que criam efeitos 3D interessantes por conta de seu cunho gráfico.

Modem

Mergulhando de cabeça no DNA criativo da marca, a Modem traz sua moda com foco na arquitetura e nas artes plásticas. Shapes estruturados e alongados valorizaram o uso de materiais como couros e tecidos tecnológicos exclusivos. Os geometrismos apareceram no corte das peças, promovendo modelagens assimétricas e elaboradas em blazeres, saias mídi e vestidos, e também na decoração de superfícies. As estampas são reflexo da inspiração no designer e arquiteto Rodrigo Ohtake. A referência artística também foi observada nos brincos metálicos e alongados e nos calçados, com saltos com recortes e cabedais elaborados.

João Pimenta (feminino)

Inspirado na fibra de algodão, leveza e romantismo pontuaram a coleção feminina de João Pimenta para essa edição do evento. Contando com parcerias com entidades como o movimento Sou de Algodão e com a cooperativa Bordana, a coleção foi 100% feita no material, na forma de sarjas, malhas ou tricoline. Uma das novidades é o material vegano com aplicação de látex, intitulado Guardião das Flores, que ao ser descartado, desaparece em três anos. Colorida e irreverente, peças como vestidos curtos, conjuntos volumosos e casacos alongados chamaram a atenção entre os produtos, valorizando uma cartela de cores que englobou tanto neutros como branco e cinza, quanto tons intenso como laranja e rosa. Nas superfícies, costuras contrastantes, estampas geométricas e bordados florais finalizaram os looks.

.cleanslate em{ display: none !important; }

Imagens: Agência Fotosite.

bottom of page