sofiamartellini

23 de jan de 20202 min

3 Exercícios Para Aguçar a Criatividade na Moda

Atualizado: 23 de ago de 2021

O processo criativo — seja na moda ou em outras facetas da arte — é bastante pessoal para cada um dos profissionais dessas áreas. Uma questão que todos enfrentam, porém, é a falta de inspiração. Mas esse problema pode ser contornado facilmente com algumas práticas que buscam aguçar a criatividade na moda. 

Sobre a criatividade na moda

Ao contrário do que grande parte das pessoas imagina, não existem momentos em que não há criatividade. O que ocorre é a falta de estímulo para que isso aconteça. É exatamente para isso que servem os exercícios que a Use Fashion separou para você hoje. Confira abaixo e aplique em seu dia a dia! 

1. Busque experiências diferentes

Mesmo um dia a dia agitado e cheio de coisas para fazer pode se tornar inspiração e te ajudar a aguçar a criatividade na moda. Porém, buscar experiências diferentes e inovadoras também facilita bastante e, no final das contas, você pode descobrir que era exatamente isso que estava faltando em seu processo criativo. 

Busque coisas que estão fora de sua rotina. Se você tem uma agenda apertada, lembre-se de que não precisa ser algo extremamente grandioso. 

Um espetáculo de dança, por exemplo, pode ser uma ideia incrível! Um passeio por uma galeria de artes que você ainda não conhece, um bate e volta para alguma cidade perto ou até mesmo algum tipo de trabalho voluntário são experiências inovadoras. 

2. Tome nota de tudo

Sabe aquela velha história de andar com um caderninho por aí em busca de inspiração? Anotar o que passa pela sua cabeça também é uma ótima forma de aguçar a criatividade na moda e gerar insights para temáticas de suas coleções. 

É claro que isso não precisa ser em papel e caneta — apps para celular ajudam muito nessa tarefa —, mas ter esse bloco de notas perto é uma mão na roda. 

Até mesmo uma conversa que você escutou sem querer na rua pode trazer uma ideia ótima para sua próxima criação fashion! 

3. Permita-se divagar

Muitas pessoas acreditam que deixar a imaginação correr solta enquanto se tem algo importante para finalizar — como uma coleção ou outro projeto de moda que demande sua criatividade — é protelar. 

O que essas pessoas não sabem é que, na verdade, deixar a mente vagar pode ser extremamente positivo quando se está em busca de criar coisas novas, pois te permite sair da sua caixinha de pensamento de sempre e encontrar temáticas diferentes dentro de si mesmo. 

Pronta para por em prática as nossas dicas para trazer ainda mais criatividade para seus projetos na moda? Confira mais artigos como esse no blog da Use Fashion!